Imunidade - Exercícios

QUESTÕES  01 E 02 ( UEFS)
 Importantes aspectos da fisiologia humana estão simplificadamente apresentados na ilustração
A diversidade de funções do sangue inclui atividades, como
a) impedir a proliferação de células de defesa pela destruição dos núcleos dos glóbulos brancos
b) realizar trocas de substâncias nutritivas diretamente entre os vasos de grande calibre e os tecidos
c) transportar pelo plasma produtos de secreção que vão atuar especificamente em células-alvo
d) produzir plaquetas com a função especial de transformar oxiemoglobina e carboxiemoglobina
e) evitar hemorragias pelo bloqueio dos vasos sangüíenos por aglomerados de hemácias

QUESTÃO 02
A atividade de leucócitos, evidenciada no englobamento de bactérias, está associada a uma propriedade da membrana plasmática expressa em
a) transporte de substâncias contra o gradiente de concentração exigindo gasto de ATP
b) permeabilidade seletiva que permite a passagem de partículas de até 5 um
c) flexibilidade derivada da organização de lipídios e de proteínas em um mosaico fluido
d) gradiente eletroquímico definido pela estabilidade de cargas positivas, no interior,  e negativas, na face externa
e) alta resistência elétrica proporcionada pelos carboidratos da superfície externa

QUESTÃO 03( UEFS)

As células que constituem o sistema imune atuam em conjunto de uma forma orquestrada para assegurar proteção ao corpo humano.

De acordo com os conhecimentos relacionados ás características das células que compõem o sistema imunitário humano e seu modo de ação, pode-se afirmar:

a) Linfócitos B, por meio da sua ação fagocitária, são as primeiras células que reconhecem proteínas de superfície de células estranhas capazes de causar danos ao corpo humano.
b) Citocinas inflamatórias produzidas por monócitos ativados promovem a inibição da produção de toxinas pelos agentes estranhos ao corpo.
c) A liberação de interleucinas pelos macrófagos estimula a multiplicação de linfócitos T auxiliares para o reconhecimento de agentes agressores e o recrutamento de linfócitos especializados em destruir células alteradas do corpo.
d) A diferenciação dos linfócitos T em plasmócitos maduros capacita-os a produzir anticorpos capazes de inativar substancias nocivas ao corpo humano produzidas pelos micro-organismos invasores.
e) A movimentação continua de fagócitos entre os tecidos favorece a sua ligação aos anticorpos e a consequente ativação de antígenos específicos presentes na superfície de linfócitos matadores.

QUESTÃO 04 ( TIPO ENEM)

A vitamina K – vitamina lipossolúvel descoberta em 1939 – é uma vitamina
a) que, como todas as vitaminas lipossolúvel, deve ser ingerida em grandes quantidades, por era considerada substrato energético importante para nossas células.
b) importante par a síntese de rodopsina e sua carência resulta em maior dificuldade de adaptação a ambientes mal iluminados.
c) que participa ativamente da absorção intestinal do cálcio e da sua fixação nos ossos e dentes.
d) que participa ativamente da síntese do colágeno e sua carência provoca escorbuto.
e) essencial para a formação da protombina e de alguns outros fatores envolvidos na coagulação sanguínea.

QUESTÃO 05

(ENEM-2011) Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.
A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque:
a) possui anticorpos contra o agente causador da doença.
b) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.
c) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
d) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.
e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença


QUESTÃO 06

 A doação de sangue é um ato de solidariedade e pode salvar a vida de muitas pessoas. Sobre os componentes deste tecido, assinale a alternativa correta.
a) O O2 e os nutrientes, como glicose e aminoácidos, são transportados através das hemácias.
b) O plasma sanguíneo é o componente extracelular em abundância, característico do tecido conjuntivo sangúineo.
c) Os reticulócitos – células de defesa do sangue – produzem anticorpos quando entram em contato com elementos estranhos.
d) A hemoglobina perde sua conformação estrutural e, consequentemente, a função devido a uma falha na síntese proteica, ocasionada por uma doença hereditária, a anemia falciforme.
e) A coagulação sanguínea é desencadeada por uma série de enzimas, culminando na formação de um trombo, cujos principais componentes são hemácias e leucócitos.
QUESTÃO 07

A Fifa proibiu a realização de jogos de futebol em altitudes acima de 2.500 metros, com o argumento de que os jogadores que vivem em altitudes mais baixas têm menor chance de apresentar um desempenho bom quando jogam em maiores altitudes.
A preocupação está vinculada, principalmente, aos problemas respiratórios sistêmicos que as populações que não vivem nestas altitudes podem apresentar. O motivo que justifica essa decisão da FIFA é que, em altas altitudes, a pressão do ar é:
a) maior, o ar é menos rarefeito e a dificuldade de respirar maior.
b) maior, o ar é mais rarefeito e a dificuldade de respirar é
maior.
c) igual à do nível do mar, o ar é mais rarefeito e a dificuldade de respirar maior.
d) menor, o ar é menos rarefeito e a dificuldade de respirar menor.
e) menor, o ar é mais rarefeito e a dificuldade de respiração é maior.

QUESTÃO 08

 ( Enem-2009) Do veneno de serpentes como a jararaca e a cascavel, pesquisadores brasileiros obtiveram um adesivo cirúrgico testado com sucesso em aplicações como colagem de pele, nervos, gengivas e na cicatrização de úlceras venosas, entre outras. Acola é baseada no mesmo princípio natural da coagulação do sangue. Os produtos já disponíveis no mercado utilizam fibrinogênio humano e
trombina bovina. Nessa nova formulação são utilizados fibrinogênio de búfalos e trombina de serpentes. A substituição da trombina bovina pela de cascavel mostrou, em testes, ser uma escolha altamente eficaz na cicatrização de tecidos.
A principal vantagem deste novo produto biotecnológico é
a) estar isento de contaminações por vírus humanos e permitir uma coagulação segura, ou seja, a transformação do fibrinogênio em fibrina.
b) estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos que irão transformar as moléculas de protrombina em trombina com a participação de íons cálcio.
c) evitar rejeições pelos pacientes que utilizam essa técnica e desta forma transformar eficientemente a trombina em protrombina, responsáveis pela coagulação.
d) aumentar a formação do tampão plaquetário uma vez que a trombina é uma enzima que transforma a fibrina em fibrinogênio que estimula a produção de plaquetas.
e) esterilizar os locais em que é aplicado graças à ação antibiótica da trombina e o aumento da síntese dos fatores de coagulação no fígado com a participação dos íons de potássio.

QUESTÃO 09

 Neutrófilos, monócitos (que se diferenciam em macrófagos) e eosinófilos são os três tipos de fagócitos que fazem parte de uma classe de componentes do sangue chamada:
a) anticorpos.
b) hemácias.
c) plaquetas.
d) glóbulos vermelhos.
e) glóbulos brancos

QUESTÃO 10

 Nos Jogos Olímpicos de Inverno, nos Estados Unidos da América, uma das atletas foi eliminada no exame "antidoping" porque, embora não houvesse vestígio de nenhuma substância estranha em seu organismo, ela apresentava uma taxa de hemácias e de hemoglobina muito mais altas do que as médias para atletas do sexo feminino com a sua idade. O Comitê Olímpico considerou imprópria sua participação nos jogos, porque:
a) a maior taxa de hemácias permitiria uma menor oxigenação do sangue e uma maior obtenção de energia.
b) um aumento do número de hemácias poderia causar uma diminuição do número de plaquetas e uma hemorragia interna.
c) a maior taxa de hemácias poderia causar uma sobrecarga no músculo cardíaco e um possível infarto do miocárdio.
d) a maior taxa de hemácias permitiria uma maior oxigenação do sangue e uma maior obtenção de energia.
e) a maior taxa de hemácias causaria um aumento na taxa de respiração e uma intoxicação sanguínea causada pelo aumento de ácido carbônico no sangue.

QUESTÃO 10
 O doping, baseado na injeção de hemácias extras, é basicamente natural. A vantagem deste doping é relativa à função desempenhada pelas hemácias.
Por outro lado, a menor concentração de hemácias no sangue indica um problema de saúde. Indique a opção que aponta, respectivamente, a função das hemácias no sangue e a doença causada pela diminuição da quantidade dessas células.
a) Transporte de gases e hemofilia.
b) Transporte de nutrientes e hemofilia.
c) Transporte de gases e anemia.
d) Defesa imunológica e anemia.
e) Defesa imunológica e falta de imunidade.

GABARITO


01
02
03
04
05
06
07
 08
09
 10
  C
 A
 C
 E
  E
  B
  E
  A
  E
 D