Fatos e Fotos



"O que ninguém nunca viu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que O amam."


Cicinha, obrigado por todo amor e carinho.Você é a minha primeira homenageada. Que esta luz e bondade se espalhem, Deus te guarde. Love you.




Cicinha (Assistente de palco)




MEU ALUNO NO COLÉGIO SISTEMA DE EDUCAÇÃO, MEU AMIGO. DURANTE TODO O TEMPO QUE CURSAVA MEDICINA NA UESC SEU CARINHO E GRATIDÃO POR MIM ERAM FREQUENTES.
ESTIVE PRESENTE NOS MOMENTOS MAIS IMPORTANTES DESDE INÍCIO DO SEU CICLO DE VIDA NA MEDICINA. A SUA COMEMORAÇÃO NA APROVAÇÃO DO VESTIBULAR E EM SUA FORMATURA. MUITO ESPECIAL PARA MIM.
HOJE MORA E TRABALHA EM SALVADOR.

SUCESSO SEMPRE PARA VOCÊ!! MUITAS SAUDADES

Franklin Novais - Médico formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz


 

"EXISTEM PESSOAS QUE ENTRAM NAS NOSSAS VIDAS E PERMANECEM PARA SEMPRE"






TERCEIRO 2015, MUITAS SAUDADES. SORTE E SUCESSO PARA VOCÊS.


CURIOSIDADES SOBRE GOLFINHOS





Golfinhos são mamíferos da ordem dos cetáceos, a mesma das baleias. Estão divididos em duas famílias: a Delphinidae, com 30 espécies de água salgada; e a Platanistidae, com quatro de água doce.

Os cientistas possuem evidências indiscutíveis de que mamíferos marinhos como focas, morsas, baleias e golfinhos evoluíram da terra para a água.

A espécie de golfinho mais conhecida é a nariz de garrafa – a do personagem Flipper –, com cerca de 2 metros e 250 quilos.

Os maiores inimigos naturais dos golfinhos são os tubarões, as orcas e, obviamente, os humanos.

Um golfinho pode mergulhar até 300 metros de profundidade e nadar a 50 quilômetros por hora.

Os bandos de golfinhos podem ter de dois a quase mil integrantes.

O bico do golfinho é, na verdade, o seu maxilar. Os golfinhos costumam usá-los como arma de defesa durante ataques de tubarões.

Centenas de milhares de golfinhos morrem todos os anos presos nas redes dos pescadores. Como não conseguem subir até a superfície para respirar, eles normalmente morrem afogados.

Golfinhos vivem de 20 a 30 anos.

A gestação das fêmeas dos golfinhos dura 12 meses.

Golfinhos só tem o cérebro menor do que o dos humanos. Em compensação, seu cérebro é mais pesado do que o nosso.

O cérebro dos golfinhos é extremamente veloz para processar informações como dimensões e distância de um objeto. À propósito, os golfinhos usam uma espécie de sonar para se orientar no oceano.

Assim como os chimpanzés, os corvos (!!!!) e os elefantes, os golfinhos conseguem se reconhecer no espelho.

Os golfinhos chamam uns aos outros por meio de sinais que poderiam ser decodificados como nomes.

Você sabia que existe uma espécie de peixe que se alimenta das fezes dos golfinhos.

Metade do cérebro dos golfinhos permanece “ligado” durante o sono

As estrelas do mar 

 Codrington, Antiga e Barbuda – A mortalidade generalizada de estrelas do mar registrada nos últimos meses ao longo da costa oeste dos Estados Unidos também pode se repetir na região do Caribe por culpa da mudança climática, que ameaça o vital setor pesqueiro, alertou o biólogo John Mussington. Desde junho de 2013, os cientistas estão notando que as estrelas do mar, que são uma pedra angular do ecossistema marinho, morrem misteriosamente aos milhões.
“A causa desse fenômeno no Oceano Pacífico ainda é desconhecida, mas é possível que seja o resultado de vários fatores, entre eles a mudança climática”, disse Mussington à IPS. “Se fatores ligados à mudança climática, como o aquecimento do oceano, tiverem a ver com a morte das estrelas do mar, então existe a possibilidade de o mesmo ocorrer no Atlântico e afetar as espécies caribenhas”, acrescentou. Segundo o especialista, “vivemos em uma era na qual as previsões sobre mudança climática se tornaram realidade. A morte em grande escala, portanto, pode acontecer no Caribe”.
As estrelas do mar têm papel crucial nos sistemas marinhos. Comem mexilhões, percebes, caracóis, moluscos e outros pequenos animais, por isso sua saúde é considerada um parâmetro para avaliar o quanto é saudável a vida marinha em uma determinada região. Por sua vez, são alimentos de aves de praia, gaivotas e inclusive lontras marinhas. Mussington explicou que algo semelhante ao que está acontecendo no Estado norte-americano da Califórnia já ocorreu antes na região.
Em 1983, houve uma mortandade generalizada de ouriços do mar negros, das Bahamas até o sul. O ouriço do mar “é uma espécie fundamental do ecossistema marinho, semelhante às estrelas do mar afetadas no ecossistema Pacífico-Califórnia”, explicou o especialista. “Se algo afetar suas grandes populações, isso poderá ser interpretado como um sinal confiável de problemas em todo o sistema que provavelmente terá impacto em outras espécies”, acrescentou.
“Algo estava muito mal no ecossistema marinho caribenho em 1983 e o ouriço do mar negro desapareceu; atualmente a espécie é considerada funcionalmente extinta. Com a redução dessas espécies essenciais, o Caribe experimenta uma significativa deterioração de seus arrecifes de coral e das comunidades marinhas que esses mantêm, incluídas espécies comerciais economicamente importantes”, pontuou Mussington. Os ouriços do mar se alimentam de algas e é importante controlar a quantidade de algas nos arrecifes de coral.

Boca do Inferno



Boca do Inferno. O percurso é uma delícia. Dois quilômetros às margens do Atlântico passando por pequenos mercados de toda sorte de produtos têxteis portugueses. Sabe aquelas toalhinhas rendadas que tua mãe adoraria receber de presente e que seria super vintage em um belo jantar para os amigos? São estas mesmas, e com o privilégio de barganhar olhando diretamente ao mar, quer mais inspiração?!
De lá se ver os despenhadeiros, e rochas pontiagudas perdidas no mar. Se você também curte estas manifestações meio que violentas da natureza, vai se deliciar até a Boca do Inferno. As fotos não dão conta da beleza do lugar e do seu magnetismo. Ficamos uns vinte e cinco minutos vendo o balé do mar que entrava e saía por aquela fenda enorme em uma rocha erosionada por anos de ação do mar. Dizem que teria sido uma gruta que foi perdendo suas camadas superiores.
Agora o mais lindo é a lenda em torno do lugar. Um belo dia um homem meio feiticeiro mandou trazer a mulher mais linda da região para convertê-la em sua mulher. Quando se viu frente a frente com ela, viu que sua beleza era ainda maior do que imaginava. Louco de ciúmes e com medo de perdê-la, aprisionou a bela em uma torre com seu mais fiel cavaleiro como escudeiro. Um dia ambos começaram a conversar e daí a que se vissem e se apaixonassem foi um pulo. Resolveram fugir montados em um cavalo. O feiticeiro quando ficou sabendo da fuga criou uma tempestade gigantesca que fez tremer a terra, que começou a se abrir. Uma destas fendas sugou os amantes, e o mar voltou a calmaria. A fenda que consumou o casal nunca se fechou e em alguns momentos se retoma a fúria do mar como naquele dia em que dois apaixonados foram sepultados pela loucura de um homem cego de paixão.


Lagosta gigante é encontrada nos Estados Unidos

O pescador de camarão Robert Malone foi pego de surpresa ao recolher suas redes no dia 17 de fevereiro, quando encontrou uma lagosta gigante, com mais de um metro e pesando mais de 12 quilos.
Esta semana o crustáceo foi levado por Malone para o Aquário Estadual do Maine, onde será estudado e colocado em exibição para o público, e posteriormente, devolvido ao mar.
Normalmente os animais da mesma espécie pesam até dois quilos e são encontrados em boa parte da costa do Maine. A lagosta gigante estava na região de Rockland e por isso ganhou o apelido de Rocky.
A maior lagosta já encontrada foi pescada em 1977, em Nova Scotia, no Canadá, tinha mais de 1,2 metros e pesava quase 20 quilos. As lagostas servidas em restaurantes raramente passam de dois quilos.






GALERA ME DESCULPE, A MINHA NÃO ERA GIGANTE, MAS ERA UMA DELÍCIA, FICOU BOA DEMAIS DEPOIS DE PRONTA. ESTÁ SERVIDO?





MAIOR JACARÉ DO MUNDO

Um jacaré de quatro metros e meio assustou um grupo de golfistas num campo de golfe no estado norte-americano da Florida.

O passeio do animal agitou o campo de golfe de Buffalo Creek: inicialmente alguns golfistas até pensaram que era uma partida, contou Charles Helms ao jornal The Guardian, dado o tamanho do animal. Depois, aperceberam-se que era mesmo um jacaré-americano.

Segundo os funcionários do clube, no entanto, esta não é a primeira vez que o animal aparece no recinto. "Ele não incomoda ninguém e eles não o incomodam, é como uma mascote do clube", afirmou um funcionário.

Aliás, os encontros com jacarés não são raros na Florida, onde vive uma população de mais de um milhão.O maior jacaré-americano apanhado, de que há registo, teria cerca de 5,3 metros de comprimento.


NO PANTANAL


Em viagem ao Pantanal tive o privilégio de chegar perto de alguns, mas nem de longe o tamanho chegava perto do tamanho deste gigante. Sem dúvidas um momento super especial em minha vida de bióloga.

QUAL O VALOR NUTRICIONAL DO BACALHAU?
O bacalhau é um peixe de água salgada, fonte de proteína, como todo peixe, e pobre em gorduras e calorias.

A cada 100 g, oferece :
130 kcal
29 g de proteína
0,7 g de lipídios
19,7 g de minerais
225 mg de cálcio
617 mg de fósforo
2,8 mg de ferro
0,07 mg de vitamina B1
0,11 mg de vitamina B2
8,6 mg de niacina.

O componente funcional do peixe é o ácido graxo ômega-3. Vários estudos têm demonstrado que a ingestão regular de peixe tem efeito favorável sobre os níveis de triglicerídeos, a pressão arterial, os mecanismos de coagulação e o ritmo cardíaco, agindo também na prevenção de câncer colônico e na redução da incidência de aterosclerose. O ácido graxo ômega-3 pode ser encontrado na cavala, no salmão, na sardinha, no arenque, na truta e no bacalhau. Devido ao risco de contaminação por parasitas, convém sempre ingerir o peixe cozido ou assado. 






E é claro que eu como uma boa gourmet não poderia deixar de apreciar o bom bacalhau português em minha viagem a Lisboa. Uma delícia indescritível !!!! Bom demais.


Importância dos Crustáceos para a saúde

Em busca de uma alimentação saudável, e a procura por alimentos mais nutritivos a população em geral, passou por optar alimentos mais saudáveis como os crustáceos.
O consumo de crustáceos por a população aumentou, pois ele trás vários benefícios para a saúde, por conter baixo teor de lipídios e calorias é uma fonte muito grande proteína, sendo assim reduzindo para quem o consume, futuros problemas cardiovasculares.
Os crustáceos possuem uma substância que é a quitosona, que ajuda na absorção de gordura e colesterol. Sendo essa mesmo, capaz de diminuir o colesterol ruim (Colesterol LDL), e aumenta o colesterol bom (Colesterol HDL),
A quitosona é uma fibra derivada da quitina, que é retirada a partir do exoesqueleto dos crustáceos, essa fibra vem sendo utilizada para pessoas emagrecerem, porque ela é capaz de absorver o excesso de gordura no intestino, impedido que está seja transportada para o sangue.
A quitosona é responsável por acelera o processo de eliminação de gorduras e dejetos.
Os crustáceos são altamente digestíveis.
São ricos em ácidos graxos poliinsaturados, e ômegas 3 e 6.
È uma rica fonte de vitamina.
E possuem minerais como Sódio, Cálcio, Ferro, Cobre Zinco e Iodo.
 Previne doenças como:
 -Mal de Alzheimer
-Diminui taxas de colesterol
-Obesidade
-Combate a distúrbios do sono
-Problemas cardiovasculares
 Importância econômica dos Crustáceos
 Os crustáceos, em seus mais diversos tipos, têm uma grande atenção para os setores culinários em todo o mundo. Além de seu valor nutricional, onde é servido em restaurantes apreciadores de frutos o mar, praias, ou coisas semelhantes próximos à facilidade do consumo do dos mesmos, vale lembrar que inúmeras famílias são sustentadas através da captura desses bichos. Caranguejos, siris, lagostas e camarões, são dos mais apreciados pela culinária.
   Os caranguejos, siris e camarões são tão encontrados facilmente como também tem um preço acessível. Mas as lagostas, sendo difíceis de encontrar e capturar, tornando-as um produto de alto valor de mercado. Também suas cascas podem ser utilizadas no trabalho artesanal, como colores brincos, esculturas, etc. entende-se que os crustáceos de um modo geral são de uma importância para o setor econômico onde se tem o acesso.
Onde o seu consumo maior é em cidades litorâneas, porque o seu consumo é mais fácil, mas devido aos benefícios em seu consumo, está sendo utilizada por a população em massa.
Tem importância econômica por serem produtos que sustentarem famílias, (donos de restaurantes, pescadores), e também tem grande papel porque é principio ativo de remédio de emagrecimento.
E também utilizado na medicina, como controlador de liberação de drogas, na biomedicina como separador de proteína, e no meio ambiente como removedor de poluentes, com esses papeis fica claro que a importância econômica é grande pois é utilizado em vários setores do mercado, sendo assim contribuindo para a economia do país.
E eu como fiel seguidora de uma alimentação saudável, degusto um dos mais saborosos, o guaimum.

1 comentários:

escrito comentários
avatar
28 de abril de 2016 11:39 Este comentário foi removido por um administrador do blog.