Sistema circulatório


O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

CATACTERÍSTICAS
O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.
Observe o esquema do coração humano, existem quatro cavidades:
  • Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
  • Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.
O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda


TIPOS DE CIRCULAÇÃO

PEQUENA CIRCULAÇÃO

Pequena Circulação ou Circulação Pulmonar é o caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração. Assim, o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo.
Já nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Por fim, o sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se conectam no átrio esquerdo.

 

GRANDE CIRCULAÇÃO

 

A Grande Circulação ou Circulação Sistêmica é o caminho do sangue que sai do coração até as demais células do corpo, e vice-versa. No coração, o sangue arterial, vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e deste para a artéria aorta responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo.
Assim, quando esse sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso. Por fim o sangue venoso faz o caminho de volta ao coração e chega ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores, completando o sistema circulatório.

 

COMPONENTES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

 

SANGUE

O sangue é um tecido líquido, que exerce papel fundamental no sistema circulatório, pois é pela corrente sanguínea que ele leva oxigênio e nutrientes para as células, de modo que retira dos tecidos as sobras das atividades celulares (como o gás carbônico produzido na respiração celular) e conduz os hormônios pelo organismo.

CORAÇÃO

O coração é um órgão muscular do sistema circulatório, que se localiza na caixa torácica entre os pulmões e funciona como uma bomba dupla de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões. O coração funciona impulsionando o sangue por meio de dois movimentos: contração, denominado sístoles e relaxamento, denominado diástoles.

ESTRUTURA DO CORAÇÃO
·         Pericárdio: membrana que reveste o exterior do coração.
·         Endocárdio: membrana que reveste o interior do coração.
·         Miocárdio: músculo situado entre o pericárdio e o endocárdio, responsável pelas contrações do coração.
·         Átrios: cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração.
·         Ventrículos: cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.
·         Válvula Tricúspide: impede o refluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito.
·         Válvula Mitral: impede o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.

 

VASOS SANGUÍNEOS

Os vasos sanguíneos são tubos do sistema circulatório, distribuídos por todo o corpo, por onde circula o sangue. São formados por uma rede de artérias e veias que se ramificam formado os capilares.
Leia mais sobre os tipos de vasos sanguíneos em Sistema Cardiovascular.

Artérias

As artérias são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa formada de tecido muscular elástico, que suporta a pressão do sangue. O sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares enquanto o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo, através da artéria aorta. As artérias se ramificam pelo corpo, ficam mais finas, formam as arteríolas, que se ramificam ainda mais, originando os capilares.

Veias

As veias são vasos do sistema circulatório, que transportam o sangue de volta dos tecidos do corpo para o coração. Suas paredes são mais finas que as artérias. A maior parte das veias transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico. Contudo, as veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração.

Capilares

Os capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias do sistema circulatório. Suas paredes apresentam apenas uma camada de células, que permitem a troca de substâncias entre o sangue e as células. Os capilares se ligam às veias, levando o sangue de volta para o coração.
Pelo corpo de uma pessoa adulta circula, em média, seis litros de sangue, numa ampla rede de vasos sanguíneos, bombeados pelo coração.

DICAS:
Circulação visceral - É a parte da circulação sistêmica que supre os órgãos do sistema digestivo.
 Circulação portal hepática - O sangue venoso dos capilares do trato intestinal drena na veia portal, que invés de levar o sangue de volta ao coração, leva-o ao fígado. Isso permite que este órgão receba nutrientes que foram extraídos da comida pelo intestino. O fígado também neutraliza algumas toxinas recolhidas no intestino. O sangue segue do fígado às veias hepáticas e então para a veia cava inferior, e daí ao lado direito do coração, entrando no átrio direito e voltando para o início do ciclo, no ventrículo direito.
 Circulação fetal - O sistema circulatório do feto é diferente, já que o feto não usa pulmão, mas obtém nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical. Após o nascimento, o sistema circulatório fetal passa por diversas mudanças anatômicas.
CARDIOMIOPATIA CONGÊNITA
Muito se questiona razão da morte súbita de atletas jovens, fato que tem acontecido com certa frequência no meio esportivo, provavelmente esses indivíduos, cerca de 0,1 a 0,2% da população mundial, apresentam cardiomiopatias genéticas, causadas pelo acúmulo de uma proteína anormal nos sarcômeros do músculo cardíaco. Isso faz com que as células cresçam demasiadamente e de forma desordenada, particularmente ao redor do ventrículo esquerdo. À medida que o músculo se espessa, o coração pode desenvolver batimentos irregulares e correr o risco de parar completamente. O esforço extra do exercício intenso parece desencadear a morte súbita em pessoas com esse problema. Isto não significa que a pessoa vai infartar.
SISTEMA CIRCULATÓRIO NOS VERTEBRADOS E INVERTEBARDOS
VERTEBRADOS
- Nos peixes, o coração tem apenas 2 câmaras, um átrio e um ventrículo. O sangue venoso entra pelo átrio passa ao ventrículo e dali é bombeado para as brânquias, onde será oxigenado.
- Nos anfíbios  3 câmaras no coração, dois átrios e um ventrículo; o sangue venoso entra pelo átrio direito e o sangue arterial pelo esquerdo, em seguida passam para o ventrículo onde ocorre a mistura dos dois tipos de sangue.
- Os répteis em sua maioria possuem um coração com 3 câmaras, sendo o ventrículo parcialmente dividido, há mistura do sangue, mas em menor quantidade. Nos répteis crocodilianos a divisão dos ventrículos é completa e a circulação é mais complexa.
- Nas aves e mamíferos o coração possui 4 câmaras, sendo portanto 2 átrios e 2 ventrículos, completamente separados. A circulação sanguínea é assim separada da circulação arterial, não havendo nenhuma mistura do sangue venoso com o arterial. É uma circulação muito eficiente.

SISTEMA CIRCULATÓRIO DOS INVERTEBRADOS

ANELÍDEOS

Alguns filos de animais invertebrados possuem um sistema circulatório fechado com um "coração "rudimentar que ajuda a bombear o líquido sanguíneo e vasos ramificados que o fazem chegar às diversas partes do corpo. Enquanto que em outros o sistema é aberto ou está ausente. Abaixo estão alguns exemplos:

Moluscos

Os moluscos possuem um sistema circulatório simples. Em algumas classes esse sistema é fechado com um “coração”, situado dentro da cavidade pericárdica, que bombeia o líquido sanguíneo, fazendo-o circular das artérias às diversas partes do corpo. Em outros é aberto ou lacunar, com o líquido sanguíneo, hemolinfa,
passando das artérias para cavidades entre os tecidos denominadas hemocelas. A hemolinfa possui o pigmento hemocianina, semelhante à hemoglobina que faz o transporte das substâncias.

Anelídeos

O sistema circulatório dos anelídeos é fechado, com vários "corações" na parte anterior do corpo, que são vasos cujas paredes musculosas bombeiam o líquido sanguíneo. Há um pigmento semelhante à hemoglobina, mas que não está dentro de células e sim dissolvido no líquido sanguíneo.

Artrópodes

Possuem um coração tubular dorsal dividido internamente em câmaras com válvulas que as separam, chamadas de óstios. Alguns insetos tem corações acessórios.O sistema circulatório é aberto ou lacunar.