Sistema excretor



O sistema excretor funciona através de um conjunto de órgãos que exercem a função de eliminar substâncias encontradas em excesso no corpo ou as que são nocivas à saúde humana. Sendo assim, esse complexo possui um papel importantíssimo, uma vez que promove um equilíbrio dinâmico entre as células e o meio externo.
Sistema urinário

É uma das principais vias que eliminam as impurezas e substâncias abundantes no corpo humano. É formado por um par de rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra. Neste sistema, as mais importantes funções são: produzir, concentrar e eliminar a urina. Porém, cada órgão é responsável por atividades indispensáveis no organismo, sem elas o funcionamento do corpo não seria o mesmo.
O que os rins fazem?
Essas unidades são encarregadas de produzir a diálise, que nada mais é do que a filtragem sanguínea.

Dentro dos rins, são encontradas estruturas chamadas de néfrons, onde o sangue é efetivamente filtrado. Nessa região, o sangue ainda útil é levado novamente para corrente sanguínea e o líquido com as impurezas e substâncias em excessos são encaminhados para os tubos coletores que, por usa vez, os mandam para os glomérulos de Malpighi.
Os rins extraem os produtos residuais do sangue através de milhões de pequenos filtros, denominadas néfrons, que são a unidade funcional dos rins. Cada néfron apresenta duas partes principais: a cápsula glomerular (ou cápsula de Bowman) e os túbulos renais. Nas figuras os túbulos renais são identificados como túbulo contorcido proximal, alça néfrica (alça de Henle) e túbulo contorcido distal. No interior da cápsula glomerular penetra uma arteríola (ramificação da artéria renal) que se ramifica, formando um emaranhado de capilares chamado glomérulo renal.  A cápsula glomerular continua no túbulo contorcido proximal, que se prolonga em uma alça em forma de U chamada alça néfrica.
Dessa alça segue para outro túbulo contorcido, o distal. O conjunto desses túbulos forma os túbulos renais.
A urina se forma nos néfrons basicamente em duas etapas: a filtração glomerular e a reabsorção renal. É na cápsula glomerular que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. O líquido extravasado é chamado filtrado. Esse filtrado contém substâncias úteis ao organismo, como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais diversos. Mas contém também substâncias tóxicas ou inúteis ao organismo, como a uréia e o ácido úrico. Da cápsula glomerular, o filtrado passa para os túbulos renais. O processo em que há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais. Essas substâncias úteis que retornam ao sangue são retiradas do filtro pelas células dos túbulos renais. Posteriormente para os vasos capilares sanguíneos que envolvem esses túbulos. 
Dos néfrons, os resíduos recolhidos são enviados através dos ureteres para a bexiga. Os ureteres são dois tubos musculosos e elásticos, que saem um de cada um dos rins e vão dar à bexiga. A bexiga é um saco musculado, muito elástico, com um comprimento aproximado de 30 cm, onde a urina (resíduos filtrados) é acumulada. Este reservatório está ligado a um canal - a uretra - que se abre no exterior pelo meato urinário, e a sua base está rodeada pelo esfíncter uretral, que pode permanecer fechado e resistir à vontade de urinar. Válvulas existentes entre os ureteres e a bexiga impedem o retrocesso da urina. 

Ureteres: O caminho até a bexiga
Os ureteres são duas vias que ligam os rins a bexiga. Eles possuem a função de condutores, pois levam a urina dos bacinetes até a bexiga.
A bexiga 
O órgão chamado de bexiga é um reservatório músculo-membranoso. É localizado em regiões diferentes em homens e mulheres. Nos do sexo masculino, ela é encontrada na parte ascendente à cavidade pélvica, já no sexo feminino está na frente do útero.
Tem como função servir como um depósito de urina proveniente dos rins, que chegam através dos ureteres. Se não existisse a bexiga, os animais vertebrados, incluindo nós, os humanos, teríamos que excretar em períodos muito curtos. Para isso não ocorrer, esse órgão tem a capacidade de conter de 250 a 350 mililitros.
Uretra
Por fim, após o filtrado ser reabsorvido e transformado em urina nos rins e após essa substância ter sido encaminhada dos ureteres até a bexiga, chega a hora de ser eliminada pela uretra. Nos homens, esse tubo que se prolonga da bexiga até o exterior, é também responsável pela eliminação dos espermas, por essa razão possui uma diferença de tamanho com relação ao das mulheres, sendo menor nesse último caso.