Reino monera - Exercícios

QUESTÃO 01

 “A bactéria que causa o cólera, Vibrio cholerae, deve o seu ‘poder tóxico’ a dois vírus e não aos seus próprios genes, segundo um estudo realizado na Universidade de Maryland, nos EUA, publicado pela ‘Nature”.
Já se sabia que vírus invadia bactérias. Essa é a primeira vez que se demonstra que eles transformam bactérias em organismos tóxicos, disse David Karaolis, coordenador do estudo, que também afirma que infecções virais similares poderiam ser a causa de toxidade de outras bactérias.
A associação entre o vírus e a bactéria é benéfica para ambos. O vírus aumenta a velocidade de reprodução da bactéria, que gera mais indivíduos. Ela, por sua vez, permite a replicação viral.”
A bactéria causadora da cólera, assim como a grande maioria das bactérias, caracteriza-se por
01) apresentar a membrana plasmática de composição lipoprotéica
02) depender do metabolismo da mitocôndria para obtenção de energia
03) originar novas bactérias, alternando os processos mitose e meiose
04) sintetizar seu alimento a partir de reações fotoquímicas no interior de cloroplastos
05) exibir parede celular essencialmente constituída de celulose

QUESTÃO 02

Cápsulas ocas de um polímero orgânico condutor podem agir como armadilhas para bactérias. Os micro – organismos, que têm carga elétrica total negativa, podem aderir a filamentos ou lâminas finas em relevo nas armadilhas carregadas positivamente. Quando expostas à luz, as cápsulas produzem uma forma bastante reativa de oxigênio altamente tóxico para as bactérias e, depois de uma hora, elas eliminam mais de 95% dos micro – organismos das imediações. As partículas podem ser aplicadas em diversas superfícies, inclusive em equipamentos médicos.
Com base na análise da figura de uma célula bacteriana típica, é correto afirmar:
01)       A estrutura indicada em I corresponde aos plasmídeos bacterianos, elementos genéticos provenientes do núcleo, essenciais para sobrevivência de bactérias.
02)       A indicação em II corresponde aos inúmeros flagelos celulares presentes ao longo de toda a superfície celular, que possibilitam a locomoção de bactérias em meio aquoso.
03)       A indicação em III representa o nucleossomo bacteriano, formado a partir da união do material genético a proteínas compactadoras específicas.
04)       A estrutura indicada em IV consiste na parede celular, que protege as células bacterianas contra agressões do meio em que se encontram e determina a sua forma estrutural.
05)       A indicação em V representa os cílios bacterianos, que, ligados à membrana dupla bacteriana, realizam movimentos por meio de batimentos coordenados.

QUESTÃO 03

 Helicobacter pylori é uma espécie bacteriana que sobrevive exclusivamente colonizando o estômago humano, em íntima interação com a mucosa gástrica. A adaptação de Helicobacter às condições do pH gástrico envolve interações que resultam em um ambiente estável para a bactéria, moderando os danos aos tecidos do hospedeiro. Indivíduos portadores dessa bactéria apresentam maior risco de desenvolverem úlceras pépticas e câncer do estômago, mas, em compensação, sofrem menor risco de apresentarem doenças do esôfago, inclusive uma forma letal de câncer.
Companheira antiga do homem, Helicobacter é uma bactéria que se apresenta sob uma grande diversidade de linhagens, que podem ser encontradas em um mesmo estômago.
Estudos recentes constatam que a presença dessa bactéria vem diminuindo, principalmente em populações dos países mais desenvolvidos.
A partir das informações sobre Helicobacter pylori e considerando-se aspectos da organização e fisiologia do homem, é correto afirmar:
01) a utilização do muco gástrico como hábitat proporciona à Helicobacter as condições de pH mais baixo encontradas no estômago
02) o equipamento enzimático próprio do estômago aumenta a disponibilidade de glicose para a bactéria, promovendo a digestão do amido
03) a diminuição na ocorrência de infecção por Helicobacter pylori pode ser associada à melhoria das condições de saneamento básico e ao uso de antibióticos
04) a baixa suscetibilidade da bactéria a uma ação direta da bile favorece a sua adaptação ao compartimento gástrico
05) os movimentos peristálticos, contribuem para a sobrevivência de Helicobacter, favorecendo a fixação do microorganismo no estômago

QUESTÃO 04 ( FACULDADE BAHIANA DE MEDICINA)
Recentemente alguns hospitais, fizeram algumas descobertas inesperadas, que alguns antibióticos não agem sobre algumas bactérias, uma razão é uma maior resistência sobre os medicamentos, mais o outro motivo é que os organismos mudaram. Os primeiros surtos foram provocados por Enterococcus resistentes a vancomicina, e por Clostidium dificille, seguidas por bactérias chamadas de Gran-negativas, Escherichia coli, Pseudomonas, Klabisiella e Acinetobacter.
Uma análise da situação descrita, considerando aspectos  da biologia das bactérias, permite afirmar:
01)Bactérias Gram-negativas, que se caracterizam pela presença de plasmídeos, são mais suscetíveis a ação de antibióticos do que as Gram-positivas.
02) Micro-organismos do gênero Clostridium, Klebisiella e Acinetobacter integram o domínio Archea, grupo das bactérias menos aparentadas aos eucariontes.
03) O desenvolvimento de resistência bacteriana está associada à ocorrência de mutações e do fenômeno de recombinação genética sob cenários ecológicos distintos.
04)A disseminação generalizada de ambientes estéreis , incluindo o próprio organismo humano, pode garantir a completa erradicação das infecções hospitalares e da comunidade.
05) A ação bacteriana dos antibióticos está restrita ao bloqueio do ciclo vital do micro-organismo por inviabilizar a obtenção de matéria-prima para o metabolismo energético.

QUESTÃO 05
Conhecida há séculos na Índia, a cólera é uma infecção bacteriana provocada pela Vibrio cholerae, indivíduo em forma de vírgula, dotado de um único flagelo, que lhe confere extrema mobilidade.
Em 1961 teve início uma pandemia que se propagou por numerosos países da Ásia, África e Europa. No Brasil, onde não havia registros de casos desde o século XIX, aportou em 1991, atingindo indivíduos ribeirinhos do Alto Solimões, no Amazonas. De lá para cá, os casos se multiplicaram e a moléstia, indisfarçadamente, voltou a integrar o quadro nosológico brasileiro.

Com base nos conhecimentos de epidemiologia e de estrutura bacteriana, é correto afirmar:
01) o processo de tradução nessas bactérias é subsequente à transcrição, devido à compartimentalização estrutural do seu citoplasma
02) o agente etiológico da doença é um eucarionte do reino Monera, que costuma se agrupar, formando cadeias sinuosas (S) ou espiraladas
03) a doença é transmitida por meio de água e/ou alimentos contaminados, devido às precárias condições de saneamento básico ofertado à população
04) a doença é transmitida exclusivamente de indivíduo a indivíduo, não se difundindo de uma área epidêmica ou endêmica para regiões vizinhas
05) o período de incubação do Vibrio cholerae é longo, em torno de 10 a 20 dias, com manifestação abrupta, seguida de acentuada perda de água e de eletrólitos.

QUESTÃO 06
Em relação aos desenhos acima, é CORRETO afirmar que:
01. O desenho A representa uma célula animal, o desenho B representa uma célula vegetal e o desenho C representa uma bactéria.
02. A seta 1 indica o local de produção de ATP; a seta 2 indica a organela responsável pela produção de enzimas digestivas e a seta 3 indica elementos responsáveis pela síntese de polipeptIdeos.
04. A seta 4 indica o local de produção de proteínas, que poderão ser transportadas para o local indicado pela seta 5, estrutura responsável por liberar as proteínas no meio extracelular.
08. Apesar de sua diversidade, todas as células apresentam membrana plasmática, citoplasma, núcleo e carioteca.
16. Os ribossomos são elementos complexos que aparecem somente nas células eucariotas.
32. a membrana plasmática da célula animal é frágil e flexível, ao passo que a membrana plasmática da célula vegetal é espessa e rígida, devido à celulose.
64. a clorofila é um pigmento apresentado apenas por células vegetais.

SOMA DA CORRETAS : __________________________
QUESTÃO 07
 O tratamento de infecções bacterianas foi possível com a descoberta dos antibióticos, substâncias estas capazes de matar bactérias. Como exemplos de mecanismos de ação dos antibióticos, podemos citar:
Ação I: inibe a enzima responsável pelo desemparelhamento das Atas do DNA.
Ação II: inibe a ligação da RNA polimerase, DNA dependente.
Ação III: ao ligar-se a subunidade ribossomal inibe a ligação do RNA transportador.
Quanto à interferência direta dessas ações nas células bacterianas, é correto afirmar:
a) Ação I inibe a duplicação do DNA, impedindo a multiplicação da célula.
b) Ação II inibe a tradução, interferindo na síntese de DNA bacteriano.
c) Ação III inibe a transcrição do RNA mensageiro.
d) Ações I e III inibem a síntese de ácidos nucleicos.
e) Ações II e III inibem a síntese de proteínas bacterianas.
QUESTÃO 08
A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deu-se com:
a) o Big Bang, que deu origem ao universo e consequentemente à vida.
b) o aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.
c) o surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.
d) o surgimento de uma bicamada fosfolipidica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.
e) o resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.
QUESTÃO 09
A cárie dentária é um processo de destruição lento e progressivo dos tecidos dentários. Leia atentamente as afirmações a seguir.
I. Pode ocorrer fermentação de açúcares com produção de ácido lático que desmineraliza o esmalte dentário.
II. No processo ocorre infecção bacteriana com destruição de polpa dentária.
III. A placa dentária é produzida por bactéria para sua fixação.
IV. Além da falta de higiene, fatores genéticos e nutricionais podem estar envolvidos com a cariogênese.
São afirmativas CORRETAS:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV apenas.
c) II e IV apenas.
d) I, III e IV apenas.
QUESTÃO 10
 Ao longo da história humana, uma das principais doenças sexualmente transmissíveis (DST) tem sido a sífilis.
Atualmente, milhares de novos casos/ano são registrados em muitos países. Sobre as DST, foram apresentadas as afirmações seguintes.
I. A sífilis é uma doença causada por uma bactéria.
II. Uma mãe portadora de sífilis pode transmitir a doença ao feto durante a gravidez.
III. Além da sífilis e da AIDS, gonorreia e úlcera de Bauru (ou leishmaniose) são DST que também ocorrem no Brasil.
Estão corretas as afirmações:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.


GABARITO
   01
  
O2
03
04
05
06
07
08
09
10
 01 E 04

 D

C

C

 C

E

A

D

 A

  C