Aparelho reprodutor

QUESTÃO 01
 Um dos métodos anticoncepcionais disponíveis no mercado é a pílula de progesterona (ou “minipílula”). Esse medicamento não contém o outro hormônio existente na pílula comum, o estrogênio. A respeito dos hormônios envolvidos nesses métodos anticoncepcionais, considere as afirmativas abaixo.
I. A progesterona é um hormônio ovariano, enquanto o estrogênio é hipofisário.
II. O estrogênio atua inibindo a formação do endométrio, enquanto a progesterona inibe a ovulação.
III. A progesterona age por um mecanismo de feedback negativo sobre a hipófise, inibindo a liberação de LH. Assinale:
a) se somente a afirmativa III for correta.
b) se somente as afirmativas I e III forem corretas.
c) se somente a afirmativa II for correta.
d) se somente as afirmativas II e III forem corretas.
e) se somente as afirmativas I e II forem corretas

QUESTÃO 02
 (UNIFESP) Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado.
Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos
deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem:
a) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.
b) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis.
c) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.
d) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.
e) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.

QUESTÃO 03
 (VUNESP) Leia o texto. Esqueci a pílula! E agora?
 Tomo pílula há mais de um ano e nunca tive horário certo. Em geral, tomo antes de dormir, mas, quando esqueço, tomo de manhã ou, na noite seguinte, uso duas de uma só vez. Neste mês, isso aconteceu três vezes. Estou protegida? (Carta de uma leitora para a coluna Sexo & Saúde, de Jairo Bouer, Folha de S.Paulo, Folhateen, 29.06.2009.)
Considerando que a pílula à qual a leitora se refere é composta por pequenas quantidades dos hormônios estrógeno e progesterona, pode-se dizer à leitora que
a) sim, está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, ainda que em baixa dosagem, induzem a produção de FSH e LH e estes, por sua vez, levam à maturação dos folículos e à ovulação. Uma vez que já tenha ocorrido a ovulação, não corre mais o risco de engravidar.
b) sim, está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, ainda que em baixa dosagem, induzem a produção de FSH e LH e estes, por sua vez, inibem a maturação dos folículos,
o que impede a ovulação. Uma vez que não ovule, não corre o risco de engravidar.
c) não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, mimetizam a função do FSH e LH, que deixam de ser produzidos. Desse modo, induzem a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.
d) não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, inibem a produção de FSH e LH os quais, se fossem produzidos, inibiriam a maturação dos folículos. Na ausência de FSH e LH ocorre a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.
e) não, não está protegida de uma gravidez. Esses hormônios, em baixa dosagem e a intervalos não regulares, não inibem a produção de FSH e LH os quais, sendo produzidos, induzem a maturação dos folículos e a ovulação. Uma vez ovulando, corre o risco de engravidar.

QUESTÃO 04

 (UFV) O gráfico abaixo representa a variação nos níveis de concentração de três hormônios durante o processo normal da gestação humana.
Pelos dados do gráfico é INCORRETO afirmar que:
a) no início do parto, as concentrações de HCG, progesterona e estrógeno são altas.
b) durante a gravidez, as concentrações de progesterona e estrógeno aumentam gradativamente.
c) aproximadamente no segundo mês de gestação, a concentração de HCG é máxima.
d) no quinto mês de gestação,  a concentração de HCG é inferior às de progesterona e estrógeno.
e) no final da gestação, ocorre diminuição nas concentrações de progesterona e estrógeno.

QUESTÃO 05
 (UFSM) Sabe-se que um óvulo pode sobreviver cerca de 48 horas e um espermatozoide, cerca de 72 horas. Um casal cuja mulher possui um ciclo menstrual padrão e que deseja evitar, com boa margem de segurança, a gravidez, não deve manter relações sexuais durante:
a)  o 10º e o 18º dia do ciclo
b)  o 12º e o 20º dia do ciclo
c)  o 8º e o 16º dia do ciclo
d)  o 1º e o 8º dia do ciclo
e)  o 20º e o 28º dia do ciclo

QUESTÃO 06
 (UNIFESP) Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio encontrava-se num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem
a) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata.
b) não tem fundamento, pois o seccionamento impede unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis.
c) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.
d) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.
e) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.

QUESTÃO 07
 (UFU)  Com relação à reprodução humana, marque a alternativa correta.
a) Indivíduos vasectomizados têm os ductos seminíferos seccionados, o que impede a passagem dos espermatozoides.
b) Na criptorquidia, a temperatura do local onde os testículos se alojam é maior que a ideal para a espermatogênese, o que leva à esterilidade masculina.
c) A fecundação, que em condições normais acontece na cavidade uterina dois dias antes da nidação, depende da ação de enzimas hidrolíticas.
d) Os ovários localizam-se atrás do útero. Para a produção constante de ovócitos é necessário que os ovários estejam 2 °C abaixo da temperatura abdominal.

QUESTÃO 08
Quando o paciente se queixa de dificuldade de urinar, o Exame Físico de próstata é imprescindível, pois o Toque Retal fornece informações sobre o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata.
Disponível em: http://www.orientacoesmedicas.com.br/examedeprostata.asp. Acesso em: 18 fev. 2012.
a)      digestório que está anexa ao intestino reto.
b)      excretor que auxilia na liberação da urina.
c)      genital que produz o suco prostático
d)      reprodutor que armazena o esperma.
e)      urinário que elimina água e sais.

QUESTÃO 09
Analise o sistema reprodutor a seguir.
Disponível em: http://kleardo.blogspot.com.br/. Acesso em: 11 abr. 2012.
De acordo com o número colocado, os órgãos desse sistema apresentam como função
(A)   01 – promover o encontro do ovócito com o espermatozoide.
(B)   04 – armazenar e nutrir o embrião durante a gravidez.
(C)   08 – receber o pênis durante o coito e permitir a saída do feto.
(D)  09 – liberar a urina armazenada na bexiga.
(E)   10 – proteger a entrada da vagina.
QUESTÃO 10

 (UFRJ) A figura a seguir mostra como é feita a vasectomia, um procedimento cirúrgico simples que envolve a interrupção dos vasos deferentes. Essa interrupção impede que os espermatozoides produzidos nos testículos atinjam a uretra, tornando os homens inférteis. A vasectomia não inibe o ato sexual. Para que um homem se mantenha sexualmente ativo, é preciso que haja produção e secreção do hormônio testosterona. A testosterona, que também é produzida nos testículos, é responsável pela indução do desejo sexual (libido) e é também necessária para que ocorra a ereção do pênis.
Por que a vasectomia não bloqueia os efeitos da testosterona, uma vez que esse hormônio também é produzido nos testículos?

Resolução:
Porque como todo hormônio, a testosterona é liberada diretamente no sangue; por esse motivo, ela continua atuando normalmente sobre as células mesmo após a interrupção (corte) dos vasos deferentes.
   01
   02
        03

04
    05
   06
   07
      08
   09

10
  A
  B
  E
  A
 A
  B
  B
 C
 E
ABERTA