Exercícios- APARELHO DIGESTÓRIO



QUESTÃO 01



(PUCCAMP-SP) Uma determinada enzima, retirada de um órgão do aparelho digestivo de um mamífero, foi distribuída igualmente em 8 tubos de ensaio. O tipo de alimento e o pH de cada tubo estão informados na tabela a seguir.




Observe os alimentos e o pH encontrado em cada tubo de ensaio

Os tubos de ensaio foram mantidos a 37°C e após 10 horas observou-se digestão do alimento apenas no tubo III. Com base nesses dados, é possível concluir que a enzima utilizada e o órgão de onde foi retirada são, respectivamente:

a) amilase pancreática e intestino.

b) maltase e estômago.

c) tripsina e intestino.

d) ptialina e boca.

e) pepsina e estômago



QUESTÃO 02

(Fuvest-SP) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?

a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.

b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.

d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água

QUESTÃO 03

A intolerância à lactose produz alterações abdominais, no mais das vezes diarreia. Na superfície mucosa do intestino delgado há células que produzem, estocam e liberam uma enzima digestiva chamada lactase, responsável pela digestão da lactose. Quando esta é mal digerida passa a ser fermentada pela flora intestinal, produzindo gás e ácidos orgânicos, o que resulta na assim chamada diarreia osmótica, com grande perda intestinal dos líquidos orgânicos.

O texto apresentado acima e outros conhecimentos que você possui sobre o assunto PERMITEM AFIRMAR CORRETAMENTE que:

a) a intolerância à lactose pode ser evitada fazendo-se uso do leite de cabra.

b) a enzima digestiva lactase é componente do suco pancreático.

c) o meio intestinal se torna hipertônico após a fermentação da lactose.

d) a intolerância à lactose só acomete recém-nascidos, uma vez que, essa é a idade da lactação.



QUESTÃO 04

Os meios de comunicação têm noticiado, frequentemente, que o Brasil está se tornando um país de obesos. Os órgãos envolvidos com a saúde pública têm mostrado preocupação constante com a dieta do povo brasileiro, pois o tradicional prato de “feijão, arroz, bife e salada” está sendo substituído por comidas industrializadas e com alto teor calórico. Estima-se que o consumo de feijão e de arroz caiu em torno de 30% nos últimos anos.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. O prato tradicionalmente consumido pelo brasileiro apresenta elementos essenciais ao metabolismo, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.

II. A ingestão de proteínas é importante, pois elas serão degradadas em aminoácidos, usados como fonte na síntese das proteínas codificadas pelo organismo.

III. Os carboidratos e lipídios da dieta são fonte importante de energia para os organismos, pois essas moléculas preservam, na forma de energia química, boa parte da energia gasta para a sua síntese.

IV. Os ácidos nucléicos ingeridos são incorporados ao DNA do organismo, razão pela qual questiona-se o consumo de alimentos transgênicos.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.



QUESTÃO 05

(UNIFESP) O DNA e o RNA que ingerimos em nossa alimentação são digeridos no mesmo local e sob ação da mesma secreção que promove, também, a digestão dos lipídios. Portanto, é correto afirmar que:

a) a digestão que ocorre na boca quebra grandes moléculas de DNA e RNA em cadeias polipeptídicas menores, que posteriormente sofrerão a ação dos ácidos presentes no estômago.

b) o local da digestão do DNA e RNA é o intestino delgado, mais propriamente o duodeno, a secreção que atua nessa digestão possui pH alcalino e não é produzida no duodeno.

c) o produto final da digestão dos lipídios são ácidos graxos e glicerol, ao passo que, no caso de DNA e RNA, o resultado da digestão são peptídeos de cadeia curta.

d) DNA e RNA, sendo compostos levemente ácidos, são digeridos mediante a ação de enzimas que atuam em meio fortemente ácido, ao passo que os lipídios são emulsificados não por ácidos, mas por sais presentes nessas enzimas.

e) os produtos da digestão dos lipídios são absorvidos no intestino delgado e utilizados pelo corpo, enquanto os produtos da digestão de DNA e RNA são eliminados nas fezes, por não serem passíveis de uso.



QUESTÃO 06

Quando comparamos o aparelho digestivo de animais ruminantes com o de carnívoros, podemos encontrar diferenças e semelhanças. Assinale a opção que evidencia corretamente tais aspectos:

a) No estômago dos ruminantes, um de seus compartimentos, a pança, abriga bactérias e protozoários capazes de digerir a celulose. O estômago dos carnívoros é diferente, possui somente o compartimento envolvido na digestão química dos alimentos pelo suco gástrico.

b) No intestino dos carnívoros o ceco é bastante desenvolvido, servindo para alojar microorganismos capazes de digerir a celulose. A celulose é digerida de forma semelhante no folhoso dos ruminantes.

c) O coagulador é o estômago químico dos ruminantes, produzindo HC e pepsina, constituintes do suco gástrico que participam da digestão química dos alimentos. O estômago dos carnívoros é diferente por ser incapaz de produzir HC e pepsina.

d) Os estômagos de ambos os animais são semelhantes. As diferenças são encontradas nos intestinos. O intestino dos carnívoros é muito maior que o dos ruminantes.



QUESTÃO 07

(Fuvest) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?

a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.

b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.

d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois, tanto no duodeno quanto no intestino grosso, ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.



QUESTÃO 08

As células adiposas são responsáveis por armazenar lipídios em grandes quantidades. Parte desses lipídios são provenientes da alimentação, mas essas células são capazes de sintetizar lipídios a partir de glicose.

Considere as afirmações abaixo.

I. Uma dieta rica em carboidratos pode levar á obesidade.

II. Para estimular a utilizações desses lipídios, deve-se eliminar toda a ingestões dessas substâncias.

III. Os lipídios ingeridos na alimentação são absorvidos pelos vasos linfáticos do intestino que os conduzem diretamente até o tecido adiposo.

Assinale

a) se todas forem corretas.

b) se somente I e III forem corretas.

c) se somente I e II forem corretas.

d) se somente II e III forem corretas.

e) se somente I for correta.


QUESTÃO 09

(UESB) O fígado humano é o maior órgão da cavidade abdominal, chegando a pesar 2,5kg. O fígado neutraliza substâncias tóxicas, armazena glicogênio e ferro, e é constituído de tecido maciço cujas células são capazes de produzir enzimas e outras proteínas, ureia e sais biliares. Embora pareça estranho, apesar de produzir 0,5 litro de secreção por dia, esta não possui nenhuma enzima digestiva.

Considerando-se as informações do texto e aspectos da morfologia e da fisiologia do fígado, pode-se afirmar:

A) Os hepatócitos devem apresentar retículo endoplasmático liso pouco desenvolvido.

B) A produção de bile corresponde à função endócrina do fígado.

C) As enzimas biliares agem diretamente no quimo.

D) A atividade hepática pode estar associada à reserva energética para os tecidos corpóreos.

E ) As etapas finais da digestão orgânica de lipídios ocorrem no tecido hepático.


QUESTÃO 10

(UESB) O alimento é necessário para a manutenção da vida. Não só fornece energia para as reações químicas dos processos vitais, como também garante as substâncias para o crescimento e reparo dos tecidos. Para tanto, precisa ser reduzido a compostos moleculares menores e solúveis em água, a fim de que possam ser absorvidos e usados pelas células, ou seja, precisam ser submetidos ao processo de digestão.

Os mecanismos para a aquisição de alimento variam consideravelmente entre os seres vivos. Essa variação resulta da evolução dos organismos em meios diversos e dela pode-se afirmar:

A) A digestão intracelular é considerada o único processo possível para os primeiros heterótrofos.

B) As glândulas digestivas apareceram, pela primeira vez, na escala evolutiva, entre os vertebrados.

C) Mecanismos de digestão dependentes de enzimas ocorrem, apenas, em aves e mamíferos.

D) Eventos evolutivos viabilizaram a digestão dentro de células das mucosas de um tubo digestivo.

E) Animais endoparasitas, como a tênia, apresentam estruturas digestivas para degradar polissacarídeos e polipeptÍdeos.




    01
    02
   03
    04
    05
    06
    07
  08
    09
   10
  
   E

   A

   C

    D

    B

   A

    A

   E

   D

  A