QUESTÃO 01(COVEST)
Para a
realização de diferentes funções vitais, uma planta utiliza os alimentos
produzidos pela fotossíntese, havendo liberação de energia pela respiração.
Considerando esse tema, analise a figura e as proposições dadas.
1. (A)
representa o processo de respiração; independe da luz.
2. Em (B)
tem-se as diferentes taxas de fotossíntese que, até certo ponto, aumentam com a
intensidade luminosa.
3. (C)
representa o ponto de compensação fótica, no qual a taxa de fotossíntese se
iguala à taxa da respiração.
4. Na
intensidade luminosa mostrada em (C), todo o oxigênio produzido pela
fotossíntese é consumido pela respiração.
5. As
chamadas plantas de sol (heliófilas) possuem um ponto (C) mais elevado do que
as plantas de sombra (umbrófilas).
Está(ão)
correta(s):
a) 1, 2, 3 e 4,
apenas.
b) 1 e 2,
apenas.
c) 1, 2, 3, 4 e 5.
d) 3, 4 e 5,
apenas.
e) 3,
apenas.
QUESTÃO 02(PUC-RJ)
Um dos
problemas para a utilização da luz solar como fonte alternativa de energia é a
dificuldade de seu armazenamento. Alguns grupos de seres vivos desenvolveram a
capacidade de armazenar essa energia em compostos orgânicos para utilização em
seus processos metabólicos. O processo de armazenamento dessa energia e
exemplos de grupos capazes de realizá-lo são, respectivamente:
PROCESSOS
|
GRUPOS DE
SERES VIVOS
|
|
a
|
Fermentação
|
Vegetais e
bactérias
|
b
|
Quimiossíntese
|
Vegetais e
fungos
|
c
|
Fotossíntese
|
Bactérias
fotossintéticas e fungos
|
d
|
Fotossíntese
|
Cianobactérias
e vegetais
|
e
|
Respiração
|
Vegetais e
animais
|
QUESTÃO 03(FATEC)
Observe o
gráfico a seguir, que representa o Ponto de Compensação Fótico (PCF) de duas
plantas A e B, de espécies diferentes, que se encontram no mesmo
ambiente.
É correto
afirmar que:
a)
o PCF é o mesmo para as plantas A e B.
b) a taxa
respiratória varia para as plantas A e B.
c) a
planta A, para poder crescer, precisa receber luz em intensidade abaixo do
seu PCF.
d) a
planta B é provavelmente uma planta de sol (heliófila) e, para poder
crescer, precisa receber luz em intensidade igual à do seu PCF.
e) as
plantas A e B, para poderem crescer, precisam receber luz em
intensidade superior aos seus PCF.
QUESTÃO 04(FGV)
O ficus é
uma planta bastante usada em projetos paisagísticos, tem crescimento rápido e
pode formar árvores frondosas. Dois vasos de iguais dimensões receberam, cada
um deles, uma muda de ficus, de mesmo tamanho e idade. Um dos vasos foi
mantido na sala de estar da residência, e o outro colocado na calçada. Ao longo
do tempo, ambas as plantas receberam os mesmos cuidados com irrigação e
adubação, porém a planta da calçada desenvolveu-se rapidamente, enquanto que a
da sala praticamente não cresceu. Pode-se dizer que, provavelmente,
a) ambas as
plantas foram mantidas próximas aos seus pontos de compensação fótica. A planta
da calçada permaneceu em um ambiente com maior concentração de gás carbônico, o
que promoveu seu maior crescimento.
b) ambas as
plantas foram mantidas acima de seus pontos de compensação fótica. A planta da
sala permaneceu em um ambiente com maior concentração de gás carbônico, o que
inibiu seu crescimento.
c) a planta
da sala foi mantida abaixo de seu ponto de compensação fótica, enquanto que a
da calçada foi mantida em seu ponto de compensação. A concentração de gás
carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas
plantas.
d) a planta
da sala foi mantida próxima ao seu ponto de compensação fótica, enquanto que a
da calçada esteve acima de seu ponto de compensação. A concentração de gás
carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas
plantas.
e) a planta
da sala foi mantida acima de seu ponto de compensação fótica, enquanto que a da
calçada foi mantida abaixo de seu ponto de compensação. A concentração de gás
carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas
plantas.
QUESTÃO 05(PUC-MG)
O gráfico
abaixo representa as taxas de respiração e de fotossíntese de duas plantas
(I e II).
Pela análise
do gráfico, é possível afirmar que:
a) as taxas
de respiração e de fotossíntese aumentam proporcionalmente à elevação da
intensidade luminosa.
b) as
plantas I e II só realizam fotossíntese em intensidade
luminosa elevada.
c) as
plantas I e II necessitam das mesmas condições abióticas
para realizar respiração e fotossíntese.
d) I é
uma planta umbrófila e II, uma planta heliófila.
e) I é
uma planta heliófila e II, uma planta umbrófila.
QUESTÃO 06(PUC-SP)
O gráfico a
seguir representa as taxas de fotossíntese e respiração de uma planta, em
função da intensidade luminosa:
A partir da
análise do gráfico, pode-se afirmar que:
a) no
intervalo I, a planta produz mais glicose e mais oxigênio que nos
intervalos II e III.
b) no
intervalo I, a planta consome mais glicose e mais gás carbônico que nos
intervalos II e III.
c) no
intervalo I, a planta produz mais gás carbônico e mais oxigênio que nos
intervalos II e III.
d) no
intervalo II, a planta produz mais gás carbônico e mais oxigênio que nos
intervalos I e III.
e) nos
intervalos II e III, a planta produz mais glicose e consome mais
gás carbônico que no intervalo I.
QUESTÃO 07(FUVEST)
Dois
importantes processos metabólicos são:
I. ciclo de
Krebs ou ciclo do ácido cítrico, no qual moléculas orgânicas são degradadas e
seus carbonos, liberados como gás carbônico (CO2);
II. ciclo de
Calvin-Benson ou ciclo das pentoses, no qual os carbonos do gás carbônico são
incorporados em moléculas orgânicas.
Que
alternativa indica corretamente os ciclos presentes nos organismos citados?
HUMANOS
|
PLANTAS
|
ALGAS
|
LÊVEDO
|
|
a
|
I e II
|
I e II
|
I e II
|
apenas I
|
b
|
I e II
|
apenas II
|
apenas II
|
I e II
|
c
|
I e II
|
I e II
|
I e II
|
I e II
|
d
|
apenas I
|
I e II
|
I e
II
|
apenas I
|
e
|
apenas I
|
apenas II
|
apenas II
|
apenas I
|
QUESTÃO 08(UFV)
O esquema
abaixo corresponde a duas importantes organelas celulares inter-relacionadas
quanto às atividades que desempenham.
Para que o
esquema demonstre de forma correta as respectivas funções das organelas,
assinale a alternativa que contém as correspondências exatas de letras e
números considerados ao lado do esquema.
a) A-VI; B-III; C-II; D-V; E-IV; F-I.
b) A-VI; B-V; C-IV; D-III; E-II; F-I.
c) A-III; B-II; C-I; D-IV; E-V; F-VI.
d) A-I; B-IV; C-V; D-II; E-III; F-VI.
e) A-I; B-II; C-III; D-IV; E-V; F-VI.
QUESTÃO
09(CESGRANRIO)
Sobre o
esquema anterior, são feitas as seguintes afirmativas:
I. a
formação de moléculas de proteínas é uma reação de degradação;
II. é
através de reações de síntese que o ser vivo consegue energia para a sua vida;
III. o
conjunto das reações de síntese e degradação constituem o metabolismo.
A(s)
afirmativa(s) correta(s) é(são):
a) apenas
a I.
b) apenas
a II.
c) apenas
a III.
d) apenas
a I e a II.
e) apenas
a II e a III.
QUESTÃO 10(UFPI)
Observando o
gráfico abaixo, indique a alternativa que mostra o ponto, no gráfico,
correspondente à fase de maior acúmulo de matéria orgânica no vegetal, que
poderá ser disponibilizada para os níveis tróficos dos consumidores.
a)
Ponto 1.
b)
Ponto 2.
c)
Ponto 3.
d)
Ponto 4.
e)
Ponto 5.
QUESTÃO 11 (UNIFOR)
As figuras
abaixo representam duas organelas celulares.
Indique a
alternativa da tabela que indica corretamente as
substâncias I, II e III.
I
|
II
|
III
|
|
a
|
CO2
|
O2 +
H2O
|
O2 +
H2O
|
b
|
CO2
|
CO2 +
H2O
|
CO2 +
H2O
|
c
|
O2
|
O2
|
CO2
|
d
|
O2
|
H2O
|
O2
|
e
|
O2
|
CO2 +
H2O
|
CO2 +
H2O
|
QUESTÃO 12(UFJF)
Em relação
ao processo fotossintético, analise as afirmativas a seguir.
I. Na
fotossíntese, a produção de ATP, através da fotofosforilação, ocorre tanto
durante o dia quanto à noite.
II. Na
fotossíntese, a radiação mais absorvida pelas clorofilas é a verde e, por isso,
as folhas das plantas também são verdes.
III. A taxa
de fotossíntese nas plantas é afetada pela quantidade de luz, mas não pelas
variações na temperatura.
IV. Na
fotossíntese, o oxigênio liberado pelas plantas no ambiente é proveniente da
H2O.
V. A
fotossíntese pode contribuir para a redução do aquecimento global em
decorrência do consumo de gases relacionados ao aumento do efeito estufa.
Assinale a
alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II, IV e V.
d) III e IV.
e) IV e V.
QUESTÃO 13(UTFPR)
A maneira
como as plantas captam a luz é uma das maravilhas da natureza. Pigmentos
fotossintetizantes operam em uma rede como um arranjo de antenas, cada uma
direcionada para absorver fótons de um comprimento de onda específico. A
energia absorvida é utilizada para converter moléculas simples em moléculas
orgânicas complexas que podem ser utilizadas por plantas e animais. As etapas
do processo da fotossíntese estão esquematizadas abaixo:
LEGENDA
I. ADP + P
II. CO2
III. H2O
IV. NADP
V. C6H12O6
VI. O2
VII. ATP
VIII. NADPH2
Para que o
esquema demonstre de forma correta o processo fotossintético, faça a associação
entre as letras e os números e assinale a alternativa que contém a
correspondência correta:
a) A-III; B-V; C-II; D-VI; E-VIII; F-I; G-IV; H-VII.
b) A-II; B-V; C-III; D-VI; E-I; FVII; G-VIII; H-IV.
c) A-II; B-VI; C-III; D-V; E-VIII; F-IV; G-VII; H-I.
d) A-III; B-VI; C-II; D-V; E-VIII; F-IV; G-VII; H-I.
e) A-III; B-VI; C-II; D-V; E-I; F-VII; G-VIII; H-IV.
GABARITO
01
|
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
07
|
08
|
09
|
10
|
C
|
D
|
E
|
D
|
E
|
E
|
D
|
A
|
C
|
E
|
11
|
12
|
13
|
|
|
|
|
|
|
|
E
|
E
|
E
|
|
|
|
|
|
|
|