Fotossíntese - Exercícios

QUESTÃO 01(COVEST)

Para a realização de diferentes funções vitais, uma planta utiliza os alimentos produzidos pela fotossíntese, havendo liberação de energia pela respiração. Considerando esse tema, analise a figura e as proposições dadas.
1. (A) representa o processo de respiração; independe da luz.
2. Em (B) tem-se as diferentes taxas de fotossíntese que, até certo ponto, aumentam com a intensidade luminosa.
3. (C) representa o ponto de compensação fótica, no qual a taxa de fotossíntese se iguala à taxa da respiração.
4. Na intensidade luminosa mostrada em (C), todo o oxigênio produzido pela fotossíntese é consumido pela respiração.
5. As chamadas plantas de sol (heliófilas) possuem um ponto (C) mais elevado do que as plantas de sombra (umbrófilas).
Está(ão) correta(s):
a) 1, 2, 3 e 4, apenas.
b) 1 e 2, apenas.
c) 1, 2, 3, 4 e 5.
d) 3, 4 e 5, apenas.
e) 3, apenas.

QUESTÃO 02(PUC-RJ)
Um dos problemas para a utilização da luz solar como fonte alternativa de energia é a dificuldade de seu armazenamento. Alguns grupos de seres vivos desenvolveram a capacidade de armazenar essa energia em compostos orgânicos para utilização em seus processos metabólicos. O processo de armazenamento dessa energia e exemplos de grupos capazes de realizá-lo são, respectivamente:
PROCESSOS
GRUPOS DE SERES VIVOS
a
Fermentação
Vegetais e bactérias
b
Quimiossíntese
Vegetais e fungos
c
Fotossíntese
Bactérias fotossintéticas e fungos
d
Fotossíntese
Cianobactérias e vegetais
e
Respiração
Vegetais e animais

QUESTÃO 03(FATEC)
Observe o gráfico a seguir, que representa o Ponto de Compensação Fótico (PCF) de duas plantas A e B, de espécies diferentes, que se encontram no mesmo ambiente.


É correto afirmar que:
a) o PCF é o mesmo para as plantas A e B.
b) a taxa respiratória varia para as plantas A e B.
c) a planta A, para poder crescer, precisa receber luz em intensidade abaixo do seu PCF.
d) a planta B é provavelmente uma planta de sol (heliófila) e, para poder crescer, precisa receber luz em intensidade igual à do seu PCF.
e) as plantas A e B, para poderem crescer, precisam receber luz em intensidade superior aos seus PCF.

QUESTÃO 04(FGV)
O ficus é uma planta bastante usada em projetos paisagísticos, tem crescimento rápido e pode formar árvores frondosas. Dois vasos de iguais dimensões receberam, cada um deles, uma muda de ficus, de mesmo tamanho e idade. Um dos vasos foi mantido na sala de estar da residência, e o outro colocado na calçada. Ao longo do tempo, ambas as plantas receberam os mesmos cuidados com irrigação e adubação, porém a planta da calçada desenvolveu-se rapidamente, enquanto que a da sala praticamente não cresceu. Pode-se dizer que, provavelmente,
a) ambas as plantas foram mantidas próximas aos seus pontos de compensação fótica. A planta da calçada permaneceu em um ambiente com maior concentração de gás carbônico, o que promoveu seu maior crescimento.
b) ambas as plantas foram mantidas acima de seus pontos de compensação fótica. A planta da sala permaneceu em um ambiente com maior concentração de gás carbônico, o que inibiu seu crescimento.
c) a planta da sala foi mantida abaixo de seu ponto de compensação fótica, enquanto que a da calçada foi mantida em seu ponto de compensação. A concentração de gás carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas plantas.
d) a planta da sala foi mantida próxima ao seu ponto de compensação fótica, enquanto que a da calçada esteve acima de seu ponto de compensação. A concentração de gás carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas plantas.
e) a planta da sala foi mantida acima de seu ponto de compensação fótica, enquanto que a da calçada foi mantida abaixo de seu ponto de compensação. A concentração de gás carbônico deve ter tido pouca influência na diferença de crescimento dessas plantas.

QUESTÃO 05(PUC-MG)
O gráfico abaixo representa as taxas de respiração e de fotossíntese de duas plantas (I e II).

Pela análise do gráfico, é possível afirmar que:
a) as taxas de respiração e de fotossíntese aumentam proporcionalmente à elevação da intensidade luminosa.
b) as plantas I e II só realizam fotossíntese em intensidade luminosa elevada.
c) as plantas I e II necessitam das mesmas condições abióticas para realizar respiração e fotossíntese.
d) I é uma planta umbrófila e II, uma planta heliófila.
e) I é uma planta heliófila e II, uma planta umbrófila.

QUESTÃO 06(PUC-SP)
O gráfico a seguir representa as taxas de fotossíntese e respiração de uma planta, em função da intensidade luminosa:
A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que:
a) no intervalo I, a planta produz mais glicose e mais oxigênio que nos intervalos II e III.
b) no intervalo I, a planta consome mais glicose e mais gás carbônico que nos intervalos II e III.
c) no intervalo I, a planta produz mais gás carbônico e mais oxigênio que nos intervalos II e III.
d) no intervalo II, a planta produz mais gás carbônico e mais oxigênio que nos intervalos I e III.
e) nos intervalos II e III, a planta produz mais glicose e consome mais gás carbônico que no intervalo I.

QUESTÃO 07(FUVEST)
Dois importantes processos metabólicos são:
I. ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico, no qual moléculas orgânicas são degradadas e seus carbonos, liberados como gás carbônico (CO2);
II. ciclo de Calvin-Benson ou ciclo das pentoses, no qual os carbonos do gás carbônico são incorporados em moléculas orgânicas.
Que alternativa indica corretamente os ciclos presentes nos organismos citados?

HUMANOS
PLANTAS
ALGAS
LÊVEDO
a
I e II
I e II
I e II
apenas I
b
I e II
apenas II
apenas II
I e II
c
I e II
I e II
I e II
I e II
d
apenas I
I e II
I e II
apenas I
e
apenas I
apenas II
apenas II
apenas I

QUESTÃO 08(UFV)
O esquema abaixo corresponde a duas importantes organelas celulares inter-relacionadas quanto às atividades que desempenham.
Para que o esquema demonstre de forma correta as respectivas funções das organelas, assinale a alternativa que contém as correspondências exatas de letras e números considerados ao lado do esquema.
a) A-VI; B-III; C-II; D-V; E-IV; F-I.
b) A-VI; B-V; C-IV; D-III; E-II; F-I.
c) A-III; B-II; C-I; D-IV; E-V; F-VI.
d) A-I; B-IV; C-V; D-II; E-III; F-VI.
e) A-I; B-II; C-III; D-IV; E-V; F-VI.

QUESTÃO 09(CESGRANRIO)

Sobre o esquema anterior, são feitas as seguintes afirmativas:
I. a formação de moléculas de proteínas é uma reação de degradação;
II.  é através de reações de síntese que o ser vivo consegue energia para a sua vida;
III. o conjunto das reações de síntese e degradação constituem o metabolismo.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):
a) apenas a I.
b) apenas a II.
c) apenas a III.
d) apenas a I e a II.
e) apenas a II e a III.

QUESTÃO 10(UFPI)
Observando o gráfico abaixo, indique a alternativa que mostra o ponto, no gráfico, correspondente à fase de maior acúmulo de matéria orgânica no vegetal, que poderá ser disponibilizada para os níveis tróficos dos consumidores.

a) Ponto 1.
b) Ponto 2.
c) Ponto 3.
d) Ponto 4.
e) Ponto 5.

QUESTÃO 11 (UNIFOR)
As figuras abaixo representam duas organelas celulares.

Indique a alternativa da tabela que indica corretamente as substâncias I, II e III.
I
II
III
a
CO2
O2 + H2O
O2 + H2O
b
CO2
CO2 + H2O
CO2 + H2O
c
O2
O2
CO2
d
O2
H2O
O2
e
O2
CO2 + H2O
CO2 + H2O

QUESTÃO 12(UFJF)
Em relação ao processo fotossintético, analise as afirmativas a seguir.
I. Na fotossíntese, a produção de ATP, através da fotofosforilação, ocorre tanto durante o dia quanto à noite.
II. Na fotossíntese, a radiação mais absorvida pelas clorofilas é a verde e, por isso, as folhas das plantas também são verdes.
III. A taxa de fotossíntese nas plantas é afetada pela quantidade de luz, mas não pelas variações na temperatura.
IV. Na fotossíntese, o oxigênio liberado pelas plantas no ambiente é proveniente da H2O.
V. A fotossíntese pode contribuir para a redução do aquecimento global em decorrência do consumo de gases relacionados ao aumento do efeito estufa.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II, IV e V.
d) III e IV.
e) IV e V.

QUESTÃO 13(UTFPR)
A maneira como as plantas captam a luz é uma das maravilhas da natureza. Pigmentos fotossintetizantes operam em uma rede como um arranjo de antenas, cada uma direcionada para absorver fótons de um comprimento de onda específico. A energia absorvida é utilizada para converter moléculas simples em moléculas orgânicas complexas que podem ser utilizadas por plantas e animais. As etapas do processo da fotossíntese estão esquematizadas abaixo:

LEGENDA
I. ADP + P
II. CO2
III. H2O
IV. NADP
V. C6H12O6
VI. O2
VII. ATP
VIII. NADPH2

Para que o esquema demonstre de forma correta o processo fotossintético, faça a associação entre as letras e os números e assinale a alternativa que contém a correspondência correta:

a) A-III; B-V; C-II; D-VI; E-VIII; F-I; G-IV; H-VII.
b) A-II; B-V; C-III; D-VI; E-I; FVII; G-VIII; H-IV.
c) A-II; B-VI; C-III; D-V; E-VIII; F-IV; G-VII; H-I.
d) A-III; B-VI; C-II; D-V; E-VIII; F-IV; G-VII; H-I.
e) A-III; B-VI; C-II; D-V; E-I; F-VII; G-VIII; H-IV.

GABARITO
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
  C
  D
  E
  D
 E
 E
 D
 A
 C
 E
11
12
 13







  E
 E
  E