Lista - Poluição

QUESTÃO 01 – UEFS


O DDT (dicloro – difenil – tricloroetano) é um inseticida organoclorado estável que permanece por longos períodos nos ecossistemas. Sabendo – se do efeito do DDT nas cadeias alimentares, foram dosadas as quantidades desse inseticida em vários organismos.


A partir desses dados, pode – se afirmar:
A) A transferência do DDT, na comunidade biótica, se faz pelas relações tróficas.
 B) A concentração do DDT, nos organismos apresentados, decresce ao longo da cadeia alimentar.
  C) A quantidade de biomassa disponível é igual em cada nível trófico.
   D) O nível trófico ocupado pela águia é o que constitui a maior biomassa dessa comunidade.
   E) Os peixes, de uma maneira geral, ocupam o mesmo nível trófico.

QUESTÃO 02
(CASTRO ALVES) Entre os mais graves problemas de poluição dos mares são identificados os derrames de petróleo, que, apesar das penalidades a que são submetidos os responsáveis, continuam ocorrendo com frequências inaceitáveis. Uma ação grave desses acidentes que interfere na base das comunidades marinhas é
A) a destruição do fitoplâncton, comprometendo a produção primária da biomassa, que sustenta as cadeias alimentares marinhas.
B) a redução das populações detritívoras, habitantes das zonas mais profundas, envenenadas pela ingestão de partículas contaminadas
C) a ingestão de petróleo pelos peixes de maior porte, que é então, transferido, através de teias alimentares, a toda comunidade biótica
D) o confinamento natural do derrame em área limitada, o que favorece a contaminação vertical das colunas d’água
E) o aumento nas emissões de CO2 por eventuais expressões espontâneas do petróleo

 

QUESTÃO 03

 (FDJ) Chega a ser estranho que, num planeta coberto dois terços por água, quase a totalidade desse tesouro (97,5%) esteja temperada por sal, em mares e oceanos. Do total de água doce, a esmagadora maioria é de difícil acesso, porque está congelada nas calotas polares, ou flui pelo subsolo. Potável e apropriada para o consumo, sobra uma mísera fração, de 0,007%, presente em rios, lagos, pântanos e no ar. Esse parco percentual tende a diminuir (...).

Constitui uma medida preventiva viável atualmente para a questão do esgotamento dos recursos hídricos
A) a dessalinização da água dos oceanos em larga escala
B) o deslocamento de populações humanas de grandes centros urbanos para áreas rurais
C) a utilização de grandes blocos de gelo das calotas polares para a produção de água potável
D) a substituição da utilização de energia hidrelétrica por energia termelétrica
E) o controle rigoroso da emissão de poluentes, que resulta na contaminação dos mananciais

QUESTÃO 04
(UC-MG – 2013)
O ciclo hidrológico é a circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se a água potável, essencial à vida.
Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é incorreto afirmar que:
a) A água potável é cada vez mais escassa no globo, em razão do uso crescente para irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano;
b) As águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água, impedindo o escoamento superficial;
c) A contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície;
d) A emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da água, interferindo no controle de qualidade ambiental

QUESTÃO 05

Atualmente, na superfície terrestre, muitos corpos líquidos apresentam um grau extremamente elevado de poluição, como pode ser observado na fotografia reproduzida. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
I - As consequências de um poluente independe de suas concentrações, mas estão na dependência do tipo de corpo líquido que o recebe e dos usos da água;
II - A poluição dos corpos líquidos decorre da adição de substâncias que, direta ou indiretamente, alteram as características químicas ou físicas da água, de maneira que a utilização dessa seja prejudicada para usos benéficos;
III - A poluição difusa se dá quando os poluentes atingem o corpo d’água de modo aleatório, não havendo possibilidade de estabelecer qualquer padrão de lançamento;
IV - Os poluentes biodegradáveis são produtos químicos que se mantêm por longo tempo nos rios, riachos e lagos e também nos seres vivos; um desses poluentes é o mercúrio;
V - Os rios e riachos podem, também, ser afetados por uma poluição biogênica, ou seja, por organismos patogênicos, a exemplo de vírus, protozoários e bactérias, com repercussões negativas para a sociedade.
São corretas:
        a )      II, III e V
        b )     I, III e IV
        c)      II e III apenas
        d)     Todas estão correta
        e)      I e V apenas

QUESTÃO 06
(TIPO ENEM) Observe a imagem abaixo:
Fonte: e-geo.ineti.pt. Acesso em 22/10/2011
A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.
a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades

QUESTÃO 07
(UNICENTRO) Observe a charge a seguir.
 


Sobre a poluição das águas denunciada na charge, assinale a alternativa correta.
a) A contaminação dos peixes não representa, em regra, um grande perigo para a população que se alimenta deles.
b) A relação sociedade-natureza resultou em um estado de desequilíbrio nos ambientes aquáticos, particularmente nos oceanos e mares.
c) Em sua relação com a natureza, a sociedade reserva os oceanos e os mares para absorção dos seus dejetos e purificação das águas, devido à sua capacidade autodepurativa.
d) O lixo hospitalar é tratado de forma adequada antes de ser jogado nos ambientes aquáticos, por isso não se constitui em grandes riscos ao ambiente.
e) Os diversos fatores químicos, físicos e biológicos presentes em ambientes marinhos atuam em favor da recuperação das águas.

QUESTÃO 08 ( TIPO ENEM))
Uma comunidade de uma determinada cidade resolveu adotar um rio para que ele continue sendo vital ao ecossistema de sua região. Para identificar os passos a serem dados visando à elaboração de um plano de recuperação de um rio, ficou claro a presença de coliformes fecais, isto levou ao aparecimento de várias doenças como:
I – Rotavirose e Hepatite A ambas causadas por vírus que são parasitas intracelulares obrigatórios.
II – Ascaridíase e Cisticercose que são verminoses causadas por patógenos do Reino Animal.
III – Amebíase e Giardíase que são proozooses originárias de seres eucariontes e unicelulares
IV – Cólera e a salmonelose são dquiridas fecal oralmente por seres do reino Monera que possuem DNA circular.
       a)      II, III e IV
       b)     I, III e IV
       c)      II e III apenas
       d)     Todas estão corretas
       e)      I e II apenas

QUESTÃO 09
 (…) Como se não bastasse a sujeira no ar, os chineses convivem com outra praga ecológica, a
poluição das águas por algas tóxicas. Há vários anos as marés vermelhas, formadas por essas algas, ocupam vastas áreas do litoral chinês, reduzindo drasticamente a pesca e afugentando os turistas.
O trecho acima faz referência a um fenômeno causado pela
a) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos, geralmente devida à eutroficação do ambiente.
b) multiplicação acentuada de dinoflagelados, geralmente devida à eutroficação do ambiente.
c) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos devida ao aumento
do nível de oxigênio no ambiente.
d) baixa capacidade de reprodução de dinoflagelados, geralmente devida à eutroficação do ambiente.
e) baixa capacidade de reprodução do zooplâncton e do fitoplâncton devida ao aumento do nível de oxigênio no ambiente

QUESTÃO 10 (TIPO ENEM)
 Nas últimas décadas os ecossistemas aquáticos tem sido alterados de maneira significativa em função de atividades antrópicas, tais como mineração, construção de barragens, desvio do curso natural de rios, lançamento de efluentes domésticos e industriais não tratados, desmatamento e uso inadequado do solo próximo aos leitos, super exploração dos recursos pesqueiros, introdução de espécies exóticas, entre outros. Como consequência, tem-se observado expressiva queda da qualidade da água e perda da biodiversidade aquática, em função da desestruturação dos ambientes físico, químico e biológico.
As principais doenças  e características  destes patógenos estão corretamente descritas em :
I – todos os reinos de seres eucariontes e heterótrofos  possuem doenças de contágio fecal oral, inclusive o reino Fungi.
II – A gastrite desenvolvida pela bactéria H.pylori é uma delas.
III – A paralisia infantil ou poliomielite, uma doença viral pode ser adquirida por secreções ou contágio fecal  oral, pois o vírus se aloja no intestino.
IV – A Esquistossomose normalmente é transmitida pela pele em águas contaminadas pelas larvas e ocasionalmente pela água contaminada.
       a)      II, III e IV
       b)     I, III e IV
       c)      II e III apenas
       d)     Todas estão corretas
        e)      I e II apenas



GABARITO

 01
02
03
 04
 05
 06
 07
08
09
 10
   A
  A
  E
   B
  A
  A
  B
  D
  B
 A