domingo, 14 de fevereiro de 2016

Cientistas franceses ressuscitaram vírus gigante de 30 mil anos

Parece roteiro de filme, mas uma equipe de pesquisadores franceses corajosa ou desavisada do que acontece nos filmes envolvendo vírus, resolveu dar vida a um vírus gigante que permanecia congelado há mais de 30 mil anos. Não se assuste com o termo “gigante”, pois isso só significa que esse vírus pode ser visto através de um microscópio simples, de luz, e não que ele vá escapar por aí e atacar Tóquio.

O vírus, de nome Mollivirus sibericum, foi encontrado no pergelissolo da Sibéria, a camada permanentemente congelada da região ao norte da Rússia. Os cientistas quiseram ressuscitá-lo para estudar sua complexa estrutura genética e entender melhor como funciona um vírus desse tipo. Para se ter uma ideia, o gigante congelado possui mais de 500 genes, enquanto que o Influenzavirus da gripe comum apresenta só 8 deles.
A medida serviu como precaução: com os efeitos do aquecimento global causando o derretimento de geleiras até então eternas, vírus desse tipo podem “voltar à vida” após escaparem de seus confinamentos gelados. Como precaução, os cientistas querem saber o que esperar caso isso de venha acontecer algum dia. Segundo os pesquisadores, oMollivirus sibericum é inofensivo tanto para humanos quanto para animais, mas podem haver outros não tão amigáveis.
Jean-Michel Claverie, biólogo evolucionário do Instituto Mediterrâneo de Microbiologia, afirmou: “Se não tivermos cuidado e industrializarmos essas áreas sem a devida precaução, corremos o risco de, algum dia, acordarmos vírus como o da varíola, que imaginávamos ter erradicado”. Se isso não for assustador, não sei o que mais pode ser.

Relacionados

Cientistas franceses ressuscitaram vírus gigante de 30 mil anos
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!