domingo, 13 de março de 2016

Homens barbudos são menos infectados por bactérias!


  As barbas sempre foram alvos de muita polêmica e discussão. Alguns acreditam que elas representem a masculinidade humana, enquanto outros a consideram desnecessária e até mesmo nojenta. Mas um artigo recentemente publicado no Journal of Hospital Infection nos trouxe novas e inesperadas informações a respeito dos pelos faciais.
De acordo com a pesquisa, ao contrário do que se acredita, os barbudos possuem uma menor quantidade de bactérias na face, quando comparados a homens que costumam se barbear com frequência. A pesquisa foi realizada com 408 trabalhadores da área médica de dois hospitais americanos.

Os pesquisadores analisaram a comunidade microbiana dos participantes de duas formas: primeiro, eles coletaram e analisaram amostras da pele facial utilizando cotonetes estéreis e depois analisaram de que forma as bactérias poderiam ser "transportadas" dos participantes para pessoas próximas, como os seus pacientes, por exemplo. Para isso, os homens que participaram da pesquisa esfregaram os cotonetes nas suas faces, como se estivessem coçando o rosto, enquanto uma placa de petri, também estéril, “coletava” as bactérias que caíam do rosto neste processo.

Os resultados das análises indicaram que a quantidade de bactérias varia muito pouco entre homens barbudos e de pele lisa. Porém, algumas espécies mostraram-se mais prevalentes dentre os participantes que costumavam barbear-se. Uma das bactérias encontradas em maior quantidade em homens sem barba foi a Staphylococcus aureus, bactérias do grupo cocos gram-positivos relacionadas à diversas doenças, dentre elas a pneumonia e a meningite.
Portanto, ao contrário do que se acredita, os rostos de homens barbudos são menos contaminados por bactérias! A explicação dada pelos pesquisadores é a de que o ato de se barbear pode tornar a pele mais sensível à contaminação por bactérias, devido aos cortes constantes que ocorrem. Além disso, o atrito causado pela lâmina pode desgastar a pele facial, tornando-a mais "receptiva" à colonização e proliferação de bactérias.
O segundo teste, porém, revelou más notícias aos barbudos: após esfregarem o cotonete em sua face, todos os participantes apresentaram uma alta taxa (cerca de 42%) de "transporte" de bactérias, entretanto, este número foi ainda maior para os participantes com barba.
De acordo com os pesquisadores, estes resultados indicam a enorme importância das boas práticas dentro de um ambiente hospitalar, tais como a cobertura da face com máscaras, especialmente durante procedimentos cirúrgicos, quando o paciente encontra-se ainda mais fragilizado.
Agora para você, amigo barbudo, estes resultados também podem ser utilizados para explicar a grande importância higiênica da sua tão amada barba, quando alguém vier lhe dizer que barbas são nojentas e que você deveria se desfazer delas!

Relacionados

Homens barbudos são menos infectados por bactérias!
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!