quinta-feira, 7 de abril de 2016

10 explicações de funções bizarras do corpo humano

1 – Cócegas



Cócegas pode ser uma das coisas mais estranhas que o nosso corpo pode fazer. As cócegas podem ser agradáveis, mas geralmente as pessoas tentam evitar e fazem qualquer coisa para não cair nas cócegas. Existem muitas teorias que dizem que quando sentimos cócegas aprendemos a desenvolver habilidades de combate por tentarmos escapar a qualquer preço de uma sessão de cócegas. Isso é muito parecido com os combates em jogos, que obrigam as pessoas a terem maneiras de escapar de um ataque e ficar fora do perigo.

2 – Borboletas no estômago

Com certeza vocês já sentiram a sensação de ter borboletas dentro da barriga em algum momento de nervosismo. Essa é uma sensação que normalmente ocorre durante um momento intenso de nervosismo e agitação, e esses sentimentos são resultados do nosso cérebro que vê uma adrenalina extra e outras substâncias químicas bombeando em torno do nosso corpo, devido a resposta de luta ou fuga. Isso conduz a redução de sangue que flui no intestino e estômago, fazendo com que nós sentimos essas sensações estranhas.

3 – Dedos enrugados


Quando passamos muito tempo na água nossos dedos sempre ficam enrugados, mas qual a explicação disso? Quando ficamos com os dedos enrugados é devido a uma reação que evoluiu em nossa espécie como uma maneira para aumentar a aderência em condições escorregadias, como estar dentro da água. As rugas podem nos proporcionar mais firmeza, que significa que nós iremos ter mais aderência em superfícies molhadas.

4 – Soluços

As vezes ficamos com um soluço por tanto tempo que chega a nos deixar irritados, e pode ser extremamente difícil se livrar de um soluço. Essa condição confundiu os cientistas por muitos anos, mas recentemente os especialistas chegaram a um consenso que essa é a maneira de expelir o excesso de ar no nosso estômago.

5 – Síndrome da vibração fantasma

Síndrome de vibração fantasma pode soar estranho, mas existe. Essa é a sensação que temos quando um celular vibra em nossa perna e nós sentimos, mas as vezes sentimos algo vibrar sem nada ter acontecido. Isso é muito provável de acontecer com pessoas que usam celular, alguns especialistas afirmam que sinais elétricos desencadeiam nervos na perna e o cérebro interpreta movimentos leves como uma vibração.

6 – Espirrar quando olhamos para luz

Pode parecer estranho, mas isso acontece com algumas pessoas. As vezes as pessoas espirram quando olham para o sol, por exemplo, alguns cientistas explicam isso devido ao resultado de fios cruzados o cérebro, como um sinal do nervo óptico para desencadear um nervo que nos faz crer que o nariz está sendo irritado.

7 – Bocejar

Bocejar é um comportamento que todo mundo tem, e simplesmente pode ser porque estamos com sono. Mas a explicação é um pouco diferente, quando bocejamos significa que o nosso cérebro esfria em uma variedade de situações, a entrada de ar fresco em nosso corpo aumenta o fluxo sanguíneo para o órgão a fim de remover o excesso de calor.

8 – Esquecer sonhos ao acordar

As vezes temos sonhos tão bons, mas que pouco tempo depois de acordarmos já esquecemos do nosso tão belo sonho. Esta perda de memória é resultado direto de um sono profundo quando a noradrenalina hormonal não é produzida durante esse processo. A noradrenalina desempenha um papel essencial em colocar a experiência em  memória de longo prazo e isso significa que o sonho é lembrado apenas no curto prazo.

9 – Enjoo

O enjoo é uma coisa que todo mundo sente, geralmente acontece com as pessoas quando estão andando de carro ou navio, e isso pode ser uma sensação terrível. O enjoo é causado pelo fato do nosso cérebro sempre estar recebendo dois conjuntos de informações conflitantes. Quando estamos em um barco que está balançando, por exemplo, nosso ouvido interno é sensível ao movimento, mas os nossos olhos não vêem o movimento como eles são fixados ao corpo e mover-se com o barco. Isto leva ao cérebro a ativação de um mecanismo de defesa que envolve vômitos como este tipo de desconexão.

10 – Cabelos grisalhos


Todo mundo um dia irá ter cabelos grisalhos, na medida em que envelhecemos. A maioria das pessoas vão começar a ter cabelos grisalhos entre 30 a 60 anos de idade, e acabam perdendo toda a sua cor natural. Isso acontece graças a uma degradação nas células de melanócito, que lentamente começam a perder sua capacidade de gerar pigmento na queratina. Como a queratina é usada na criação do cabelo, essa falta de pigmento acaba levando ao branqueamento dos cabelos.


Relacionados

10 explicações de funções bizarras do corpo humano
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!