quinta-feira, 19 de maio de 2016

Por que às vezes temos a sensação de cair quando estamos adormecendo?


Você já deve ter sentido, ou ouvido alguém contar que teve a sensação de estar caindo quando estava adormecendo ou já tinha dormido, não é mesmo? Isso é bastante comum, mas porque será que isso acontece?



Como acontece?

Normalmente isso acontece quando ainda estamos pegando no sono, e nos faz despertar de súbito. O fenômeno recebeu o nome de espasmo hípnico, mas ainda não se sabe ao certo os motivos, existem apenas teorias em torno das causas desse espasmo.

Chamamos de espasmo hípnico a contração involuntária dos músculos que faz com que a pessoa desperte de forma súbita e violenta, enquanto mioclonia refere-se às contrações que são repentinas, curtas, involuntárias que podem acontecer em um ou mais músculos. O fenômeno do espasmo hípnico, por isso, ficou conhecido também como puxão mioclônico.

É um fenômeno que acontece quando estamos entrando no estágio REM do sono, em um sono mais profundo e, apesar de não ser considerada uma doença, pode representar um sintoma e um distúrbio do sistema nervoso. É mais recorrente quando a pessoa está dormindo em posição desconfortável, ou está cansada demais.


Como é

Várias pessoas descrevem isso como a sensação intensa de estar caindo ou até mesmo perdendo o equilíbrio, enquanto outros acham que parece como um choque elétrico, mas a experiência, bastante comum, (com incidência de 70% de toda a população, segundo a Academia Americana de Medicina do Sono), tem percepções diferentes de pessoa para pessoa.


Por que acontece?

Não existem ainda muitas pesquisas em torno dessa sensação de estar caindo durante o sono, mas existe uma teoria que afirma que esses espasmos aconteceriam em decorrência do relaxamento dos músculos, e também, devido às mudanças de temperatura e respiração no organismo, o cérebro interpreta-as como um sinal de queda.

Uma segunda teoria sugere que o nosso corpo apresenta reações, quando adormecemos, semelhantes às contrações que uma pessoa teria ao morrer, de forma que o espasmo seria o reflexo do organismo para que o corpo continue funcionando normalmente e, consequentemente, permaneça vivo.

Por fim, a terceira teoria que vamos apresentar, afirma que o corpo entra em um relaxamento profundo enquanto a mente permanece ativa, de forma que o cérebro manda um sinal para que o corpo reaja.
Quem e quando os espasmos são mais frequentes?

Isso é bastante comum, segundo estudos, e mais frequente, em pacientes que tễm problemas com insônia, ansiedade, fadiga e desconforto físico, assim como o estresse e a privação do sono. É mais fácil, portanto, que você passe pela experiência quando está mais cansado, ou quando não se dorme bem e até mesmo quando se esforça para manter-se acordado.
Ainda segundo estudos, a cafeína pode ajudar no processo, já que impede que a pessoa consiga relaxar completamente no sono, assim como o consumo de álcool.

Relacionados

Por que às vezes temos a sensação de cair quando estamos adormecendo?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!