domingo, 1 de maio de 2016

Por que algumas pessoas têm miopia?

Você já parou para pensar porque tem certa dificuldade em enxergar alguma coisa ou objeto na sua frente?! Já confundiu alguma pessoa lá no final da rua e quando chegou próximo dela viu que não era a mesma pessoa? Estava num ponto de ônibus e pegou o transporte errado para casa? (Já fiz muito isso!) Quando vai ler algum livro o aproxima bem perto do rosto? Pois é, isso pode ser sintomas da miopia. Mas o que é a miopia? A miopia é um problema de refração, ou seja, a imagem visualizada não é focada diretamente na retina, mas à frente dela. Vamos entender como isso funciona!

A imagem é formada na retina, uma membrana que fica no fundo do nosso olho e onde é enviada através do nervo óptico para o cérebro. Até essa imagem ser formada, a luz atravessa várias partes do nosso olho, primeiro a córnea, o humor aquoso, entra pela pupila (abertura por onde a luz passa), atravessa o cristalino (uma espécie de lente que fica dentro de nossos olhos), até chegar a retina, onde a imagem é formada e transmitida ao nosso cérebro, ufa! O caminho é longo, mas muito rápido! No caso da miopia acontece que essa imagem formada se antecipa demais e acaba se formando antes da retina, ou seja, na sua frente, formando uma imagem borrada e desfocada, ou seja, difícil de enxergar.
Mas porque temos miopia?!
Alguns estudos indicam que a miopia venha através da hereditariedade e essa dificuldade seja transmitida através da nossa genética. Mas como nossos ancestrais sobreviviam numa época sem lentes corretivas (óculos) e com dificuldade de enxergar objetos distantes? Faz sentido acreditar que a miopia esteja ligada muito mais com o ambiente que nós vivemos e muito menos com herança genética de nossos pais. A miopia já é uma epidemia mundial, de 30% a 40% da população da Europa e dos Estados Unidos precisam de óculos por causa da miopia. Então, como nossos ancestrais conseguiram sobreviver naquela época sem eles? Lembrando que nossa vida em sociedade é bastante diferente daquela época e nossos hábitos também mudaram ao longo dos anos… Isso poderia ter afetado nossa forma de enxergar? Sim, de acordo com Nina Jacobsen, do Hospital Universitário Glostrup de Copenhague, na Dinamarca. Ela demonstrou que experiências realizadas com a comunidade Inuit do Canadá (Uma comunidade indígena de esquimós) a população mais velha quase não apresenta miopia enquanto as crianças e adolescentes estão entre 10% a 25% que usam óculos. Com isso começaram a perceber que a população mais jovem que foi deixando os velhos hábitos (caça e pesca, por exemplo) e começaram uma vida mais ocidentalizada, ou seja, menos tempo no meio ambiente e mais tempo em computadores, TV e eletrônicos, livros e leitura em ambientes fechados começaram a ter mais problemas na visão.
Também de acordo com Ian Flitcroft, da Children’s University Hospital de Dublin, na Irlanda, “a miopia é uma doença industrial”. Ou seja, que está ligada muito mais a vivência das pessoas com o ambiente e seus hábitos do que com a genética. Os cientistas com suas pesquisas mostraram que a maneira como somos educados hoje pode ter provocado o aumento da miopia. E isso pode ser comprovado nas salas de aula, no trabalho e na nossa própria casa, quando vemos que a maioria das pessoas usam óculos para correção da miopia.
Muitos cientistas afirmam que espaços fechados e o tempo dentro deles sem a luz solar afetam diretamente a visão, ou seja, aquela ideia que ler demais pode afetar nossa visão está totalmente equivocada, na verdade não é o fato de ler muito e sim o ambiente onde a pessoa se encontra. Pesquisas realizadas na Europa por esses cientistas também indicam que pessoas que passam mais tempo ao ar livre têm menos chances de desenvolver a miopia. E qual seria a explicação?!
Estudos realizados na Universidade de Queensland, na Austrália, explicam que a luz do meio ambiente natural, ou seja, a luz do sol “nutre” nossos olhos, já que através da luz solar é possível fixar a vitamina D em nosso organismo na qual é responsável pela boa saúde do nosso cérebro e ajuda na saúde dos olhos.
Portanto, sentiu alguma dificuldade em enxergar coisas e objetos distantes, procure um Oftalmologista (especialista na saúde dos olhos), e verifique se tem miopia. E já que as pesquisas mostram que sair ao ar livre é muito recomendado para a saúde da visão, aproveite sempre o seu dia com uma boa saída no parque, na praça, uma boa caminhada na praia e utilize essa luz solar que é de graça a seu favor e que só faz bem a nossa saúde e não esqueça: use sempre protetor solar![Diario de biologia]



Relacionados

Por que algumas pessoas têm miopia?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!