segunda-feira, 4 de julho de 2016

A baleia encontrada na Austrália poderá ser o primeiro caso de um “retrocesso evolutivo” estudado pela ciência

A comunidade científica e, principalmente, os evolucionistas estão desconcertados com uma baleiamisteriosa que surgiu, já sem vida, na costa de uma praia na Austrália. Especialistas acreditam que este pode ser o primeiro caso conhecido de um retrocesso evolutivo.

A baleia, que foi encontrada na praia de Waitpinga, no sul da Austrália parece ser um indivíduo da família das “baleias-bicudas” (Ziphiidae). No entanto, ela apresenta dois pequenos dentes, em um local onde não deveriam estar. Segundo os especialistas do Museu da Austrália do Sul que examinaram a carcaça, nenhum membro da família Ziphiidae apresenta esses dentes.



“Foi muito estranho, porque começamos a examinar mandíbula, uma das partes mais características das baleias, não tínhamos dúvidas de que era uma baleia-bicuda, e de repente encontramos dois dentes que nunca tínhamos visto”, disse a bióloga Catherine Kemper, pesquisadora sênior no Museu da Austrália do Sul.

Catherine ainda comentou que a primeira coisa que pensou foi que aquela seria uma espécie nova. Aqueles dois dentes não deveriam existir, muito menos numa fêmea desta espécie, cujos dentes nem chegam a nascer. “As baleias de bico fêmeas têm dois dentes no maxilar inferior, mas eles nunca entrar em erupção. Nos machos adultos estes dentes nascem, e provavelmente são usados para o combate“, acrescentou a pesquisadora. No entanto, mais tarde, a baleia foi identificada como Baleia-de-bico-de-Hector (Mesoplodon hectori ), uma espécie já conhecida.



Buscando explicação, os especialistas do Smithsonian Institute, nos Estados Unidos foram contatados, mas também não conseguiram encontrar explicação para a existência destas duas presas. Segundo os cientistas, estes dentes misteriosos não aparentam ser uma deformação da mandíbula e é mais provável que seja uma espécie de “retrocesso evolutivo”. Ou seja, como se o animal tivesse recuperado do passado longínquo uma característica genética esquecida.

Segundo publicação do site Australian Geographic, essa característica pode ocorrer em outros espécimens e é possível que não se conheça o bastante sobre essas baleias para afirmar que estes dentes significam um “retrocesso evolutivo”. Os especialistas dizem que só se conhece até hoje 30 espécimes de baleias-de-bico de Hector, mas elas podem ser encontradas em toda a distribuição Hemisfério Sul, há uma chance deste traço estar presente em mais indivíduos e ser algo comum.

Relacionados

A baleia encontrada na Austrália poderá ser o primeiro caso de um “retrocesso evolutivo” estudado pela ciência
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!