terça-feira, 2 de agosto de 2016

Não tome café de estomago vazio!

Resumidamente, podemos dizer que o café é uma importante fonte de antioxidantes que ajudam a prevenir alguns problemas de saúde e também doenças como o cancro do cólon. Os antioxidantes do café provêm do ácido clorogênico que também se encontra presente em diversas frutas.

Muita gente é incapaz de sair de casa sem tomar um cafezinho e muitas dessas pessoas fazem isso de estômago vazio. Um grande erro! Por causa da cafeína, beber café puro com o estômago vazio é uma maneira rápida de estimular a liberação dos ácidos estomacais. A longo prazo a pessoa pode até desenvolver uma gastrite crônica e quem já sofre com problemas de estômago, pode sentir este efeito muito mais rápido. O suco gástrico – composto principalmente de ácido clorídrico e enzimas – é o responsável por fazer a “quebra” do alimento ingerido, tornando o meio ácido ideal para a atuação das enzimas do suco por causa de seu pH que não passa de 2.

A verdade é que quando o café atinge o estômago vazio seu estômago irá estimular todo o processo de digestão e irá causar dificuldades na digestão de proteínas. Se as proteínas não forem processadas completamente, elas podem criar vários problemas do sistema digestivo como a irritação, a inflamação intestinal e o inchaço. A longo prazo a pessoa pode apresentar sinais de desnutrição como perda da massa muscular, pele descamativa, perda da qualidade dos cabelos e inchaço em pernas. A imunidade fica comprometida e infecções persistentes podem aparecer. Na verdade, isto pode ser tão grave que pode também desenvolver Acrodermatite Enteropática, Doença de Chron, Retocolite Ulcerativa. Um ESTUDO publicado no periódico “New England Journal of medicine” concluiu que além de estimular a produção do suco gástrico, é possível que a cafeína prejudique o funcionamento esfíncter esofágico inferior e pessoas com úlcera e refluxo jamais deve consumir a bebida.



O café, quando entra no nosso corpo, aumenta os níveis de cortisol – também conhecido como hormônio do estresse – quase que instantaneamente na nossa corrente sanguínea. O cortisol é um hormônio responsável por regular o relógio biológico. Seu excesso pode aumentar a ânsia por açúcar e perturbação dos ciclos do sono.

Assim, se você quer desfrutar dos antioxidantes do “ouro negro” sem o dano na absorção de proteínas e liberação em excesso de cortisol, simplesmente certifique-se de comer alguma coisa antes de tomar café. Beber café de estômago vazio, não!


Relacionados

Não tome café de estomago vazio!
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!