O odontopediatra Guedes Pinto, da Universidade de São Paulo, afirma que “depois de completada a formação dentária, que ocorre por volta dos 12 anos, nem uma tonelada de tetraciclina causa problemas”. Os pediatras sabendo disso procuram receitar para as crianças outros tipos de antibióticos, que têm o mesmo efeito.
Os antibióticos também não causam cáries, porém esses medicamentos, principalmente os xaropes, tem uma grande quantidade de açúcar para facilitar a ingestão do medicamento por crianças, e o açúcar é um grande responsável pelo surgimento de cáries. Muitos desses medicamentos, a dose deve ser tomada de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas, sendo muita das vezes necessária uma dose no período noturno, quando a criança já está na cama, principalmente com enfermidade. Então os pais acabam ficando com dó de tirar a criança da cama e negligencia a higienização bucal, deixando a criança dormir. O correto seria após cada dose, realizar a escovação completa. Para evitar as cáries é essencial uma higienização adequada e uma atenção e cuidado especial quando a criança estiver doente.
Já sabemos que afeta as crianças. Agora, quais os cuidados que devemos tomar quando elas precisam de antibiótico?
Os danos dentários podem ser evitados com a realização da higiene bucal, com escova, pasta e fio dental após cada dose da medicação. Da mesma forma que é feita depois de cada alimentação. No caso de bebês, limpar os dentes com uma fralda de tecido ou gaze umedecida em água filtrada.(Diariodebiologia)
Antibióticos enfraquecem os dentes?
4/
5
Oleh
Beth Medauar