sábado, 22 de outubro de 2016

Por que os ratos são usados como cobaias em experiências em laboratórios?


Muitas pessoas não sabem, mas a utilização dos ratos em experiências científicas favorece desde a criação de novos remédios contra o câncer até testes para suplementos alimentares. Tratamento para doenças como hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, apoplexia, obesidade, catarata, mal de Parkinson, Alzheimer, câncer, fibroses, HIV, surdez, doenças do coração, distrofia muscular e problemas na medula espinhal são estudadas a partir destes modelos de cobaia. Também são muito usados em testes comportamentais, sensoriais, de idade e nutrição.
Os ratos são mais adequados para os estudos em laboratório por vários motivos. São animais muito pequenos ocupam pouco espaços e por isso os criadouros mantém muitos indivíduos em lugares menores. Eles se adaptam muito facilmente a novos ambientes e não demonstram stress com mudanças. Além disso, são animais com um custo muito baixo e podem ser adquiridos em grandes quantidades dos criadores que promovem a reprodução especificamente para pesquisas. São animais muito dóceis e permite um manuseio bem tranquilo. Outro motivo é a respeito do fato de reproduzirem muito rápido. O período de gestação dura apenas 21 dias, o que permite que os resultados das experiências possam ser checados rapidamente. Como o tempo de vida estimada para no máximo 3 anos, permite que várias gerações possam ser estudadas em curtos períodos de tempo.
Os ratos possuem a genética muito parecida uns com os outros e isso permite uma uniformização dos resultados dos experimentos. O que muita gente não sabe é que esses animais são geneticamente e biologicamente, e se comportam de forma parecida com os seres humanos. Por este motivo, medicamentos podem ser testados com bastante eficácia, pois muitos de nossos sintomas podem ser aplicados nos pequenos roedores. Como os estudos com ratos já acontecem há décadas, pequenas mudanças comportamentais são percebidas facilmente pois sua anatomia, fisiologia e a genética já são bem conhecidas pelos cientistas.

Relacionados

Por que os ratos são usados como cobaias em experiências em laboratórios?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!