sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Estudo afirma que os cavalos se comunicam com os humanos


Um estudo realizado pelos noruegueses e publicado na revista internacional Applied Science Animal Behaviour, especialista em aplicação da etologia aos animais geridos pelos seres humanos, afirmou que os cavalos conseguem se comunicar com o homem e aprendem isso com muita facilidade, principalmente com a convivência e o bom tratamento de seus treinadores.
A pesquisa divulgada é bem objetiva e afirma que os cavalos possuem uma cognição avançada e diferente de outros animais, pois em pouco tempo conseguem assimilar o aprendizado e utilizam essa habilidade para comunicação expressiva com os seres humanos. A prova disso veio desse estudo realizado na Noruega com 23 cavalos que foram capazes de “dominar” a arte da comunicação em apenas duas semanas de treinamento.
A pesquisa foi realizada da seguinte forma: os cavalos eram cobertos com certas roupas, onde seus treinadores fariam a simulação de variação de temperatura no ambiente onde os cavalos se encontravam, tanto aumentando a temperatura para sentirem calor como diminuírem a temperatura para que pudessem sentir frio. O esquema do estudo era ensinar para os cavalos que as roupas serviriam para proteção contra o frio e que no calor não era necessário fazer o seu uso, ou seja, seus treinadores passaram apenas duas semanas realizando essa analogia simples, onde uma placa com um traço na horizontal indicava que eles queriam o cobertor, outra placa com um traço na vertical indicava que eles retirassem o cobertor e uma terceira placa em branco indicava que eles não queriam nada e queriam permanecer da forma que estavam em seu ambiente.
O treinamento girava em torno de 15 minutos por dia e em apenas duas semanas foi possível verificar que os cavalos aprenderam a se comunicar usando esse tipo de sistema, uma vez que 100% dos cavalos obtiveram sucesso no treinamento, ou seja, demonstrando a habilidade de comunicação rápida com o ser humano. A cada acerto que o cavalo apresentava era dada uma recompensa como uma cenoura para mostrar reconhecimento e isso deixava os cavalos bastante ansiosos em participar do treinamento. No entanto, os mesmos começaram a reagir de forma espontânea ao longo das semanas e os que sentiam calor indicam com a cabeça a placa correta para retirada das roupas e isso se confirmava verdadeiro, pois quando o treinador se aproximava o cavalo estava suando bastante indicando a veracidade do fato, ou seja, ele não queria chamar a atenção, o cavalo estava se comunicando com o seu treinador através dos símbolos.
O fato é que os cavalos são bastante inteligentes e apresentam uma postura de aprendizado bem diferenciada em comparação a outros animais. Além disso, os pesquisadores querem analisar ao longo dos meses novas habilidades de compreensão e comunicação com o ser humano, inclusive com mudanças nas condições meteorológicas, entre outras para facilitar nos seus cuidados e melhoria das condições de sobrevivência e desenvolvimento. [ Diariodebiologia ]

Relacionados

Estudo afirma que os cavalos se comunicam com os humanos
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!