quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Por que as pessoas têm apendicite?

Nosso intestino delgado é constituído pelo duodeno, o jejuno e o íleo, sua parte distal, e se liga ao intestino grosso pela junção ileocecal, onde existe uma válvula para impedir o retorno do bolo alimentar. Na região em que o cólon forma um fundo cego chamado ceco, está o apêndice, um pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva. Alguns especialistas dizem que o apêndice tem grande quantidade de glóbulos brancos e está envolvido nas defesas do organismo, outros já acreditam que é uma estrutura sem função.
Em algumas pessoas pode ocorrer uma obstrução dessa pequena (até 8 cm) estrutura geralmente ocasionada pela retenção de restos fecais que endurecem e não saem mais. Como esse material fecal é muito rico em bactérias, quando elas proliferam, provocam um quadro inflamatório-infeccioso que chamamos de apendicite. O que acontece é que a obstrução faz as células do apêndice incharem e torna as paredes internas do órgão mais permeáveis, permitindo a entrada de mais bactérias. Uma vez que a apendicite começa, não há tratamento médico efetivo, e por isso, ela é considerada uma emergência médica. Inflamou, a única saída é a sua retirada através de uma cirurgia por laparoscopia que é considerada simples quando tratada rapidamente. Mas se o tratamento for adiado ou se o diagnóstico demorar muito, a inflamação causa um inchaço acentuado no apêndice que pode “estourar”, causando uma forte infecção e até morte.

Existe um mito de que a ingestão de sementes como de tomate, uva e de mamão também poderiam provocar o problema. Mas não existe nenhuma evidência para isso. Tais sementes são muito pequenas, e geralmente são expulsas com facilidade pelas fezes. Na verdade, as vítimas dessa inflamação são eleitas aleatoriamente. Ter uma alimentação balanceada, com bastante água e fibras, garante o bom funcionamento do intestino, mas não impede que alguém saudável venha a ter uma crise de apendicite. 

Relacionados

Por que as pessoas têm apendicite?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!