sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

É possível estar grávida e ficar menstruada?

Normalmente não ocorre menstruação, pois uma mulher grávida tem seu  período fértil interrompido, já que uma camada do útero responsável por receber e abrigar o óvulo, que se fixa ao ser fecundado pelo espermatozoide (gerando o embrião), não é mais expelida na menstruação. O que você vê na menstruação não é exatamente sangue, mas essa camada uterina! No entanto, é comum alguns tipos de sangramentos no início da gestação, em torno dos três primeiros meses, que pode ser confundido com a menstruação. Algumas mulheres demoram a perceber a gravidez por causa dessa confusão. Também é comum a presença de sangue na urina devido a pequenas infecções, que não são preocupantes, já que podem ser facilmente tratadas.
Mas atenção: esse sangramento não pode durar muitos dias! Caso ocorra sangramentos por longos períodos, procure um médico que possa acompanhar o caso. Faça o mesmo se notar  sangramento com cor mais escura ou aspecto diferente! Existem problemas como a gravidez ectópica (quando o feto cresce fora do útero), o deslocamento de placenta (quando ocorre a separação entre a placenta e o útero) ou o início de abortamento, que são graves e provocam sangramentos. Após os primeiros meses, sangramentos podem indicar problemas na gestação. É recomendável procurar um médico!
Sobre o teste de gravidez, os mais seguros são os exames de sangue em laboratórios e de urina, aqueles comprados em farmácia, como você fez. Normalmente a margem de confiança, após uma semana de atraso menstrual, é bem alta. E esses testes medem a quantidade de um hormônio que só pode ser produzido na gestação!
Alguns sinais físicos podem ajudar a indicar a gravidez. Uma série de modificações hormonais ocorrem no corpo da gestante, principalmente no início da formação do feto. Corrimento vaginal com um pouco de sangue, cólicas, inchaços na barriga, sensibilidade/dores e aumento nos seios, surgimento de cravos e espinhas, enjoo, vômitos, tonturas, sono, oscilações de humor (Uffa!)… Esses sintomas podem surgir inicialmente na gestação, pois seu corpo está se preparando para o desenvolvimento, nascimento e posterior amamentação do bebê.
Se ainda está com dúvidas sobre a gravidez, faça o exame laboratorial. Caso confirme, parabéns! E não esqueça de fazer o acompanhamento médico durante toda a gestação. Mas tudo de uma forma bem tranquila. Afinal, estar grávida já deve ser bem estressante, né? [Diariodebiologia]

Relacionados

É possível estar grávida e ficar menstruada?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!