segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Como os produtores conseguem produzir as frutas fora de época?

Elas nascem, crescem, reproduzem e morrem. Assim como em nós, esse ciclo é regulado por estágios de desenvolvimento. Uma planta só dará frutos se estiver pronta para isso. Só que a gente não quer esperar para comer manga, morango, goiaba… Então estudaram o desenvolvimento das plantas e descobriram como “enganá-las”. Para ter frutas fora de época, os agricultores criam uma “pegadinha” e as plantas geralmente caem nela. Através da poda, da irrigação, da química e da genética, os agricultores conseguem adiantar ou atrasar a época de produção das frutas.
Por exemplo, se a planta costuma frutificar na época da chuva, eles criam chuva através de irrigação.  E assim temos limão Taiti na época seca.  A planta precisa produzir ramos para frutificar, então eles podam e adiam a produção. Através de poda e irrigação eles controlam a produção do figo. Já a manga é controlada através de substâncias químicas que imitam seus hormônios, então o produtor aplica essas substâncias e faz a planta “pensar” que já é hora de dar frutos.
Os pesquisadores também criam variedades de frutas que produzem mais e em climas um pouco diferentes daquele que a planta precisa. Assim existem variedades de uma planta que produz frutos em clima mais frio e outras em clima mais quente. Com isso, a colheita pode acontecer várias vezes ao ano.
No caso do morango, planta de clima frio ou ameno, a produção fora de época é feita apostando-se em variedades que produzem bem na estação mais quente. O sistema de plantio também influencia na produção fora de época, sendo o Sistema Fora de Solo (no qual os morangueiros são cultivados em cima de bancadas) uma forma encontrada para controlar muitas características da planta e conseguir uma melhor produção em meses que não se costumam ter morangos no mercado. Mas esse sistema ainda está em fase de avaliação.
Mas, mesmo com tanta engenhosidade para controlar a época de produção das frutas, ainda estamos sujeitos às variações climáticas. A geada, o excesso e a falta de chuvas afetam a produção. O homem pode tentar, mas ainda não conseguiu dominar a natureza por completo.
Reprodução: Diariodebiologia

Relacionados

Como os produtores conseguem produzir as frutas fora de época?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!