sábado, 18 de fevereiro de 2017

Bullying, depressão, subordinação social, pressão psicológica e outros estão causando sérios danos no sistema imune


Bullying, subordinação social, depressão, ansiedade, pressão psicológica entre outros fatores, podem levar a alterações cardiovasculares, aumentar a inflamação e alterar alguns hormônios em primatas. Todo esse tipo de fatores estressantes pode regular também nosso sistema imunológico. Um estudo publicado na revista Science, mostrou que cientistas da Duke University, comprovaram que o status social afeta populações específicas do sistema imune.
Os experimentos do estudo foram realizados com macacos. Esses animais sofrem bullying de macacos mais altos na hierarquia, e recebem mais atenção daqueles que estão abaixo deles. Isso é semelhante ao que acontece com muitas pessoas no trabalho, onde geralmente profissionais com mais tempo de serviço tem hierarquia mais alta. O que os cientistas fizeram foi inferiorizar os macacos dentro da hierarquia, ao apresenta-lo a um grupo de macacos com bastante “tempo de casa”.  É a mesma situação onde um adolescente se muda para uma escola nova e que não conhece ninguém.
Durante esse experimento de manipulação social, os cientistas conseguiram ver o que acontece com o sistema imune desses macacos ao nível celular. Foi provado que o estresse causa efeitos em células Natural Killer e T helper, além de polarizar a uma resposta mais inflamatória, o que mostra um efeito danoso ao sistema imune.

Em um país como o Brasil onde existe a constante afirmação de classes sociais através da renda, carro, beleza, popularidade e opinião política pode estar afetando fortemente o sistema imune das pessoas, resultando em doenças cardiovasculares.

Reprodução: Diariodebiologia

Relacionados

Bullying, depressão, subordinação social, pressão psicológica e outros estão causando sérios danos no sistema imune
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!