domingo, 12 de março de 2017

Cada salsicha que você come é 15 minutos a menos na sua vida, diz estudo

Muitas pessoas vão concordar com essa frase: “Salsicha é uma delícia, mas não se trata realmente de um alimento saudável”. A má notícia é que o cenário agora ficou pior. Segundo um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e publicado pelo “British Medical Journal”, a cada salsicha consumida, a vida pode ser reduzida em 15 minutos. Sim, 15 minutos!
Especialistas afirmam que o problema está no fato de ser um alimento processado, independentemente se a salsicha for misturada com ingredientes saudáveis, como a salada e o macarrão, por exemplo. A nutricionista Isabella Vorccaro explicou ao Extra que o consumo de alimentos embutidos aumenta o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o colorretal. Isso porque eles são feitos com substâncias químicas, como nitritos e nitratos de sódio. Eles evitam a formação de bactérias nos alimentos para fazer com que durem mais. Além disso, o organismo gasta bem mais energia para digerir esses tipos de alimentos.
No final de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que o efeito ruim dos processados não é do alimento em si, mas essencialmente da maneira como são preparados. Antes de ir para o prato, esse tipo de comida é submetido a técnicas artificiais. Os nitritos e os nitratos de sódio, por exemplo, compostos químicos que possuem a função de evitar a formação de bactérias (e, portanto, fazer com que os alimentos durem mais), têm potente ação carcinogênica. Já o método de defumação, que visa a prolongar a validade do produto, usa o alcatrão, presente na fumaça do carvão. Apesar de ainda pouco se conheça sobre os mecanismos biológicos deste composto, há um consenso de que ele é capaz de danificar a estrutura do DNA de nossas células, dando origem a mutações genéticas.

Este mesmo estudo que associou o consumo de salsicha à redução do tempo de vida mostra ainda que o café tem efeito absolutamente contrário: a ingestão de duas ou três xícaras diariamente pode aumentar a perspectiva de vida em um ano a mais.

Reprodução: Diariodebiologia 

Relacionados

Cada salsicha que você come é 15 minutos a menos na sua vida, diz estudo
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!