quarta-feira, 15 de março de 2017

Entenda porque você nunca vê os filhotes de pombos

Muita gente não sabe, mas, os pombos foram trazidos pelos imigrantes europeus no Século XVI, para serem criados como animais domésticos. Na Europa, eram criados e treinados para diversas funções, dentre elas a mais conhecida “pombo correio”. Com o tempo, os donos foram perdendo o interesse nas suas criações e alguns exemplares foram soltos, ou fugiram. Deu no que deu.
Mesmo com tantas aves adultas rondando nossas cabeças e fazendo suas necessidades onde bem entendem, os filhotes nunca são vistos. Por mais pombos que você veja, os filhotes jamais aparecem. Isso acontece porque, apesar de serem totalmente adaptados à vida entre os humanos, os pombos ainda preferem manter sua família em segurança e na hora da reprodução assumem sempre um comportamento bem discreto, principalmente quando se diz respeito a suas crias.
Este comportamento, segundo informação de especialistas, foi herdado de seus ancestrais.  Os pombos da espécie Columba livia domestica, que habitam nossas cidades, descendem do pombo-comum (ou pombo-das-rochas). Os dois são essencialmente o mesmo pássaro. E, mesmo sendo bastante independentes e cosmopolitas, em matéria de reprodução os pombos urbanos ainda são bem discretos ao montar seus ninhos. “Em seu estado natural e selvagem, esse animal vive nos rochedos mais altos próximos ao mar, vivendo em pequenas cavernas a maior parte do ano”, explicou o zoólogo William Yarrell no livro  History of British Birds. Assim, faz parte de sua natureza manterem seu ninho o mais escondido possível.
Ao contrário dos outros pássaros, os pombos não deixam que seus filhotes jovens saiam do ninho até poderem se cuidar definitivamente sozinhos. Assim, eles permanecem no ninho por 40 dias, sendo alimentados por seus pais. Apesar de não parecer muito tempo para nós, a verdade é que, para um filhote de pombo, esse período é tempo suficiente para se tornar praticamente um adulto. Então, quando eles finalmente podem deixar o ninho, já estão iguais aos adultos em aparência física.
Prestando bastante atenção, é possível distinguir um pombo jovem de um mais velho. O jovem provavelmente ainda não terá tiras verdes e roxas ao redor do pescoço.
Reprodução: Diariodebiologia

Relacionados

Entenda porque você nunca vê os filhotes de pombos
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!