quarta-feira, 8 de março de 2017

O aparelho que controla seus sonhos

Você já acordou no meio de um sonho com a capacidade de controlá-lo? Efeito pode ser bastante divertido, mas nem sempre é fácil de ser alcançado. Estima-se que 20% da população experimentam sonhos lúcidos mensalmente, mas de maneira acidental e espontânea. Nesses casos, as pessoas percebem que estão sonhando e podem assumir o controle das imagens mentais. Pesquisas recentes mostrara que esse tipo de sonho acontece por conta de uma atividade cerebral específica, a atividade gama, que está diretamente ligada aos sonhos lúcidos.
Assim, ao interferirmos na atividade gama, poderíamos estimular mais sonhos lúcidos. Essa estimulação pode ser elétrica, através de pequenos choquinhos, e é justamente isso que o Lucid Dreamer se propõe a fazer. A ideia é de uma empresa holandesa, que disse ter conquistado resultados moderados entre a própria equipe que testou o dispositivo.
egundo a Neuromodulation Technologies BV, o cérebro dos voluntários foi estimulado 2 vezes por noite durante 1 semana. Na primeira noite, 3 a cada 5 pessoas relataram sonhos lúcidos, variando radicalmente nos dias seguintes. O máximo conseguido foi de 5 sonhos lúcidos em 1 semana por apenas um dos voluntários – um resultado longe do ideal, mas que abre portas para esse tipo de estudo.
O Lucid Dreamer chegou a entrar no Kickstarter para ganhar apoio coletivo de financiamento, mas acabou sendo cancelado sem maiores explicações mesmo já tendo alcançando a meta para o lançamento de seu protótipo. A empresa acreditava que seria possível até mesmo criar sonhos compartilhados, mas parece que algo deu errado no projeto. Será que ele se tornou um pesadelo? Como você guiaria o seu sonho se pudesse controlá-lo?
Reprodução: Mega Curioso

Relacionados

O aparelho que controla seus sonhos
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!