terça-feira, 2 de maio de 2017

Estudo garante: comer massas não engorda e até ajuda a emagrecer!

As massas – que incluem todos os tipos de macarrões e massas de pizzas –  já ganharam uma péssima reputação entre as pessoas que vivem de dieta. Não tem jeito: todo mundo que você questiona acha que comer um com prato de macarrão vai fazer qualquer um ganhar peso. O mito de que a massa engorda está ligado ao facto de este alimento ser uma fonte de hidratos de carbono. A partir daqui, criou-se a ideia de que o prato é rico em calorias e que não apresenta grandes benefícios na dieta, em termos de valores nutricionais. Com isso, o consumo de massa decaiu, por se considerar que a eliminação deste alimento da dieta iria trazer benefícios no combate à obesidade.
Mas, isso pode mudar. Um estudo realizado por pesquisadores italianos e publicado recentemente no periódico médico Nutrition and Diabetes, do grupo Nature, mostrou que as coisas não funcionam bem assim. Baseado em um estudo evolvendo 23 mil pessoas, os resultados indicaram que comer massas não representa riscos de aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) e até pode ajudar a combater a diabetes e o peso excessivo.
Os voluntários tiveram que responder a um questionário padronizado para descobrir o que cada participante tinha comido nas últimas 24 horas, incluindo o tempo, local de consumo, descrição dos alimentos e/ou bebidas, quantidade consumida, e até a marca do produto de forma detalhada. Os autores do estudo recolheram a informação, avaliaram a quantidade de massa ingerida por dia e compararam com o IMC e com as medidas da cintura e do quadril de cada participante.
Para surpresa de todos, o estudo mostrou que não existia nenhuma relação entre comer massas e aumento de peso. Ao contrário, quem ingeria massa frequentemente eram mais magros.  Ao que parece o consumo de massas não está relacionado a nenhum índice de obesidade. “Ao comparar os dados antropométricos com os hábitos alimentares, verificamos que o consumo de massa, ao contrário do que se pensa, não está associado a um IMC alto, mas exatamente o oposto”, explicou George Pounis, coautor do estudo.
O preconceito de que a massa engorda tem sido responsável por uma alteração da dieta mediterrânica. Mas agora descobriu-se que é possível até emagrecer com ingestão regular de um “macarrãozinho”. O segredo, ampara a pesquisa, é combinar massa com legumes, tomate, peixe e azeite – e evitar a carne e as gorduras animais.
Reprodução: Diariodebiologia

Relacionados

Estudo garante: comer massas não engorda e até ajuda a emagrecer!
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!