Na listagem geral, a UFRGS é a segunda melhor do país, atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas. Entre as dez mais bem avaliadas, estão ainda as universidades federais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do ABC (SP), de São Paulo, de Santa Catarina, de Lavras (MG), de Viçosa (MG) e de São Carlos (SP).
No Rio Grande do Sul, destacaram-se ainda a UFSM e a UFCSPA, dentre as públicas, e Unisinos e PUCRS, dentre as privadas. Todas com conceito final 4. A UFRGS, portanto, é a única universidade com conceito máximo no estado. Os dados completos podem ser acessados no site do Inep.
Para divulgar o índice, a avaliação do Ministério da Educação leva em consideração as condições de ensino, o corpo docente, as instalações físicas, o projeto pedagógico dos cursos e também o resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). São consideradas, para o cálculo, a qualidade dos cursos, revelada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
Segundo o MEC está é a melhor universidade do Brasil
4/
5
Oleh
Beth Medauar