segunda-feira, 19 de março de 2018

Pessoas que gostam mais do inverno são mais tristes?

Muitas pessoas não suportam nem pensar no desconforto que o clima tropical pode trazer: transpiração, fadiga, insetos, dificuldade para dormir... tudo isso justifica o fato de algumas pessoas não gostarem do verão. Mas o que muitos cidadãos não sabem é que pesquisas científicas já comprovaram que aqueles que não gostam do verão apresentam uma tendência a serem mais tristes.

Os estudos indicam que o humor tem relação direta com o clima. Prova disso é que, em países mais frios, as taxas de suicídio são mais altas. Já em nações com clima tropical, as pessoas tendem a ser mais alegres.
Ponto de vista científico



A ciência já apontou que o clima tem influência no humor humano. Pessoas que gostam do verão são realmente mais felizes, menos estressadas e mais corajosas. Já no inverno, as pessoas são menos felizes, mais irritadas e ansiosas.

De acordo com o psicólogo Tom Frijns, coautor de um estudo sobre o tema, os haters do verão, ou seja, as pessoas que odeiam o verão, se sentem mais irritados. Os especialistas afirmam que existe um transtorno afetivo sazonal, que leva à depressão e à ansiedade por causa do clima.

No inverno, essa depressão sazonal é mais comum, pois as pessoas acabam sentindo a falta do sol. As pessoas que são influenciadas pelo clima também sofrem de agitação, insônia, perda de apetite e perda de peso.

De acordo com um estudo de psiquiatria da Georgetown University Medical School, o distúrbio afetivo sazonal atinge 5% da população durante o inverno e 0,7% no verão. Os estudos são conclusivos e mostram que o bem-estar humano depende do conforto térmico.

Depressão e suicídio

Os cientistas já mostraram também que em países de altas latitudes, como a Suécia, por exemplo, as pessoas têm mais chances de desenvolverem depressão e de tentarem o suicídio. Isso acontece por causa da pouca luz solar que recebem ao longo do ano.

Quando as pessoas têm pouca exposição ao Sol, elas se tornam mais tristes. A ciência explica que existe uma relação hormonal entre a luz solar e o humor. O sol libera serotonina no organismo humano, um neurotransmissor que ajuda a controlar a ansiedade e que deixa as pessoas mais felizes. Em contrapartida, nos dias frios e nublados, o corpo libera melatonina, o hormônio que causa sono.

Diante destas informações, o melhor conselho é: tome sol, mesmo que você não goste do verão! Isso vai te deixar mais bem-disposto e alegre!

Fonte: Site de curiosidades

Relacionados

Pessoas que gostam mais do inverno são mais tristes?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!