segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Enem 2019: provas do segundo dia exigiram mais dos participantes

Domingo foi marcado por questões objetivas de Ciências da Natureza e Matemática.




O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terminou ontem, 10 de novembro, com as provas de Ciências da Natureza e Matemática. O segundo dia de provas exigiu um conhecimento mais profundo dos estudantes sobre os temas vistos no ensino médio, o que tornou o Enem 2019 mais difícil do que os últimos anos.

Como principal forma de entrar no ensino superior público do país, o Enem deixou de ser apenas uma prova avaliadora do ensino médio e passou a exigir mais dos estudantes. Segundo o gerente de inteligência educacional e avaliações do Sistema Poliedro, Fernando da Espirito Santo, o exame está se aproximando mais dos grandes vestibulares e seu conteúdo voltou-se para a seleção dos melhores candidatos.

Domínio de Conteúdo e Exigência de Cálculos

Dominar o conteúdo foi importante para a resolução dos cálculos que os estudantes tiveram que fazer para chegar até as alternativas corretas. Segundo o diretor do curso Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, as contas trouxeram dificuldades para os participantes porque não foi possível usar calculadora e os números apresentados eram mais complexos para se calcular de cabeça. "A operacionalização das questões era difícil de fazer no contexto de uma prova de 90 questões em 5 horas", destaca.

Matemática

A prova de Matemática seguiu o histórico das outras edições, mas os cálculos exigiram mais dos participantes, além da interpretação dos enunciados. Os temas mais difíceis de Matemática neste Enem foram:

Probabilidade
Estatística
Análise combinatória
Logaritmos
Função Trigonométrica


Ciências da Natureza

A prova de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) exigiu uma boa base escolar dos estudantes. Química foi considerada a disciplina mais pesada das três matérias desta área do conhecimento, cobrando um conhecimento amplo do que conteúdo visto durante todo o ensino médio. Fernando chama a atenção para a retomada da cobrança de modelos atômicos, algo que não estava presente nos Enem dos últimos anos.

Cálculos também apareceram em maior complexidade na prova de Física. O foco conteudista deste Enem veio em abordagens de assuntos como decomposição de forças, algo que é mais presente em vestibulares do que no exame.

Já Biologia aproximou a disciplina ao cotidiano dos estudantes com temas como imunologia, importância da vacina, descarte de medicamentos e alternativas para controle de pragas. Apesar de uma prova clássica, professores consideraram esta edição mais difícil do que o normal.


Reprodução: UOL

Relacionados

Enem 2019: provas do segundo dia exigiram mais dos participantes
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!