segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Óleo chega a ilha em Abrolhos, região com a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul




A Marinha do Brasil encontrou neste sábado (2) fragmentos pequenos de óleo na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos, na Bahia. O local fica nos limites do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, mas não o integra. Este foi o primeiro lugar no Brasil a ser nomeado como parque nacional e abriga a maior biodiversidade marinha de todo o Oceano Atlântico Sul.

Equipes estão no local fazendo a remoção do material. A Marinha atua na região em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e apoio da Petrobras com duas fragatas, cinco navios e uma corveta.

Além dos fragmentos encontrados na Ilha de Santa Bárbara, o material também foi identificado em Ponta da Baleia, em Caravelas, também na Bahia. A praia fica dentro da Área de Proteção Ambiental da Ponta da Baleia/Abrolhos.


Nos últimos dias, pescadores e demais voluntários recolheram cerca de 200 quilos do produto nas águas da fronteira norte da região, próxima ao município de Canavieiras , que abriga uma reserva extrativista com 100 mil hectares e cerca de 2,6 mil famílias distribuídas em oito comunidades.

Uma das preocupações é o fato de o óleo, por sua densidade, afundar e se misturar com os sedimentos dos recifes de corais. Difíceis de remover, eles se misturam ao ecossistema e podem ter consequências profundas e duradouras no meio ambiente.

Reprodução: Gauchazh

Relacionados

Óleo chega a ilha em Abrolhos, região com a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!