sábado, 30 de novembro de 2019

Poluição sonora dos humanos prejudica animais marinhos e terrestres

Pesquisa aponta que os bichos utilizam sons para comunicar informações vitais, e o barulho ao redor dificulta a sobrevivência das espécies



Diversos animais se comunicam com sinais sonoros, compartilhando informações vitais como, por exemplo, a escolha de um parceiro ou avisar os membros da família sobre possíveis ameaças de predadores. E o barulho em volta pode prejudicar essa comunicação, afetando a sobrevivência dos bichos.

Novo estudo publicado na revista Biology Letters aponta que a poluição sonora afeta o comportamento de muitas espécies de anfíbios, pássaros, peixes, mamíferos e répteis. Enquanto a poluição sonora evita que alguns animais escapem de predadores, também atrapalha outros bichos na busca por presas.

No mundo aquático, as larvas de peixes encontram seu lar com base no som emitido pelos recifes. O aumento da poluição sonora no mar, provocado principalmente por navios, dificulta que as larvas encontrem recifes adequados, o que significa que muitas escolherão ambientes piores e terão sua vida útil reduzida.

Já morcegos e corujas, que se baseiam nos sons das presas para buscar alimentos, a poluição sonora atrapalha na caça. Com isso, as espécies demoram mais tempo para obter alimentos, o que poderia levar ao seu um declínio.

O barulho também afeta a migração das aves, que evitam áreas poluídas por ruídos para escolher onde viverão com os filhotes. As mudanças na distribuição das espécies podem afetar a saúde do meio ambiente, visto que os animais dependem um do outro para manter o equilíbrio da natureza.

"O estudo fornece evidências significativas de que a poluição sonora deve ser considerada uma forma séria de mudança e poluição ambiental provocada pelo homem, ilustrando como isso afeta espécies aquáticas e terrestres", afirmou em comunicado Hansjoerg Kunc, da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Queen's Belfast, que é autor da pesquisa.

Reprodução: Revista Galileu

Relacionados

Poluição sonora dos humanos prejudica animais marinhos e terrestres
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!