quarta-feira, 22 de abril de 2020

Morcegos estão sendo mortos no Peru por medo do novo coronavírus

Autoridades peruanas estão tentando salvar os animais e informar a população de que a espécie, importante para o ecossistema local,não transmite a Covid-19



Algumas pessoas no Peru estão matando morcegos com o intuito de controlar a pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Segundo as autoridades do país, os cidadãos estão preocupados com a possibilidade do animal transmitir a doença.

A preocupação dos peruanos se baseia na crença dos especialistas de que o novo coronavírus seja a mutação de um vírus que atinge outra espécie animal. Dentre os principais suspeitos de ser o hospedeiro original do Sars-CoV-2 estão pangolins, serpentes e morcegos — espécies comumente consumidas em Wuhan, na China, onde a doença surgiu.

As autoridades peruanas alertam para o fato de que o vírus que afeta os humanos é uma mutação do que atingia os animais, ou seja, outras espécies provavelmente não são vetores da doença. "Não devemos distorcer a situação devido à pandemia. Os morcegos não são nossos inimigos", disse o Serviço Nacional de Florestas e Fauna Silvestre (SERFOR) do Peru em comunicado.

Agora, o SERFOR está resgatando os morcegos ameaçados: mais de 200 animais já foram removidos de regiões onde estavam expostos aos humanos e transferidos para uma caverna. Além disso, os especialistas tentam informar a população sobre a importância dessa espécie para os seres humanos. "Setenta por cento das espécies no mundo se alimentam de insetos, muitos dos quais são prejudiciais à agricultura e à nossa saúde, como mosquitos que espalham a dengue e outras doenças", afirmam as autoridades.

Reprodução: Revista Galileu

Relacionados

Morcegos estão sendo mortos no Peru por medo do novo coronavírus
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!