segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Nova espécie de primata é descoberta em Mianmar

Espécie foi batizada de Popa langur e existe há pelo menos um milhão de anos.


Uma nova espécie de primata foi descoberta nas florestas do centro de Mianmar, na Ásia. Batizado de Popa langur, o animal existe há pelo menos um milhão de anos, segundo estudo publicado nesta quarta-feira (11) na "Zoological Research".

Após uma longa pesquisa, especialistas do Centro Alemão de Primatas (DPZ) e a ONG Fauna e Flora Internacional (FFI) identificaram o pequeno primata, que mede entre 50 e 60 centímetros. Trata-se de uma espécie de langur ("Trachypithecus"), que habita o subcontinente indiano e o Sudeste Asiático.

A espécie tem uma pelagem cinza que emoldura o rosto como uma máscara. Seu nome é uma homenagem ao Monte Popa, um vulcão extinto que abriga sua maior população, com cerca de 100 indivíduos.

Também foram identificados outros três grupos de "Trachypithecus popa", todos no centro de Mianmar, contabilizando entre 200 a 250 indivíduos no total. "Recém-identificado, o Popa langur já corre risco de extinção", advertiu Frank Momberg, um dos pesquisadores do FFI.

"A nova espécie teria se separado de outros langures há cerca de 1 milhão de anos", indicou Christian Roos, pesquisador do DPZ. Ela se distingue por sua cor, comprimento do rabo e tamanho do crânio, segundo os especialistas.

"A FFI e outros farão mais estudos em campo e tomarão medidas de proteção urgentes para preservar os langures", anunciou o primatólogo Ngwe Lwin, do projeto birmanês da ONG.

Reprodução: G1

Relacionados

Nova espécie de primata é descoberta em Mianmar
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!