Os cientistas contaram que a decisão de imitar uma estrela-do-mar surgiu pela simplicidade de seus movimentos, facilitando a simulação do "andar" do animal.
O desafio, segundo Josephine Hughes, uma das autoras da pesquisa, é desenvolver um sistema que funcione de forma 100% confiável embaixo d'água. “As interações passivas entre um robô subaquático e as forças fluidas ao seu redor, como ondas e correntes marítimas, são muito mais complicadas do que quando um robô está caminhando em terreno estável, o que torna a criação de seus sistemas de controle bastante difícil”, conta.
Segundo a equipe, o resultado foi muito positivo e o objetivo agora é criar robôs inspirados em tartarugas marinhas, raias e tubarões. Para isso, o grupo já está estudando o desenvolvimento de estruturas mais complexas, como as juntas e nadadeiras mais semelhantes às originais.
“No futuro, projetando e construindo instrumentos robóticos inspirados em animais de verdade, será possível criar observatórios personalizados que podem ser usados para entender melhor a vida em todo o planeta”, comenta o professor, Tao Du.
Reprodução: Tecmundo
Cientistas criam robô que 'imita' estrela-do-mar para estudar oceano
4/
5
Oleh
Pedro Rios