hipótese autotrofica

01. (UFMS) O cérebro humano evoluiu e, ainda nos primórdios da civilização, nossos hipotéticos ancestrais já poderiam viver, como certos microrganismos quimiolitoautotróficos atuais, ao redor de fendas vulcânicas submersas, onde há liberação contínua de gás sulfídrico (H2S). Segundo a hipótese autotrófica, os outros tipos de seres vivos teriam se originado a partir dos primeiros seres quimiolitoautotróficos, na seguinte ordem:
a) Primeiro, os que realizavam fermentação; depois, os quimiossintetizantes; por fim, os que respiravam oxigênio (aeróbios).
b) Primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que realizavam fermentação; por fim, os que respiravam oxigênio (aeróbios).
c) Primeiro, os fotossintetizantes; depois, os que respiravam oxigênio (aeróbios); por fim, os que realizavam fermentação.
d) Primeiro, os que respiravam oxigênio (aeróbios); depois, os que realizavam fermentação; por fim, os fotossintetizantes
e) Primeiro, os que respiravam oxigênio (aeróbios); depois, os fotossintetizantes; por fim, os que realizavam fermentação.

02. (UNICENTRO) São muitas as discussões sobre a origem da vida no planeta Terra. Os estudos sobre o assunto evidenciam a importância dos avanços tecnológicos e das pesquisas para o aprimoramento das hipóteses sobre a origem da vida. Porém, após alguns séculos de estudos, apesar de consideráveis avanços, ainda existem muitas perguntas sem respostas. Sobre as principais teorias da origem da vida, pode-se afirmar:
a) Haldane e Oparin admitiam que moléculas inorgânicas, encontradas na atmosfera primitiva, se combinariam originando moléculas orgânicas simples, que, posteriormente, adquiriram a capacidade de autoduplicação e metabolismo.
b) A teoria da abiogênese foi confirmada com as pesquisas realizadas por Pasteur, em que micro-organismos foram encontrados em frascos com “pescoço de cisne”, após o processo de fervura.
c) Os avanços tecnológicos e as pesquisas atuais permitiram definir a descoberta da vida como sendo através da evolução de componentes inorgânicos originados no próprio planeta Terra.
d) Segundo a panspermia, os primeiros seres vivos teriam vindo do cosmos e seriam pluricelulares e autótrofos.
e) As pesquisas realizadas puderam comprovar a hipótese autotrófica, pois não existiam nutrientes suficientes na Terra primitiva para suprir os seres vivos

03. (UFPB) Nos estudos sobre o surgimento da vida na Terra, duas hipóteses são postuladas acerca das formas pelas quais os organismos obtinham energia: os primeiros organismos eram heterotróficos; e os primeiros organismos eram autotróficos. Com base na forma de obtenção de energia, é correto afirmar que organismos:
a) Autotróficos não utilizam oxigênio em suas vias metabólicas.
b) Autotróficos não obtêm energia a partir de compostos inorgânicos.
c) Autotróficos utilizam apenas o catabolismo para obter energia.
d) Heterotróficos utilizam o catabolismo e o anabolismo para obter energia.
e) Heterotróficos, na ausência de luz, não utilizam o anabolismo para obter energia.

04. (UESPI) A teoria da Biogênese afirma que os organismos vivos surgiram a partir de outros que os precederam. Contudo, não explica como surgiu o primeiro organismo, que possivelmente tinha as seguintes características:
a) Eram acelulares e heterótrofos.
b) Realizavam fotossíntese a partir de descargas elétricas e raios ultravioleta.
c) Possuíam carioteca envolvendo seu material genético de RNA.
d) Eram procariontes com material genético de DNA e ribossomos para síntese proteica.
e) Constituíam-se de elementos químicos tais como carbono, hidrogênio oxigênio e nitrogênio.


05. (UFPB) Muitas são as teorias acerca da origem da vida na Terra primitiva e, em especial, sobre a evolução dos processos energéticos dos primeiros organismos que surgiram na Terra. A reação química, esquematizada a seguir, representa um desses processos de obtenção de energia.
Nesse contexto, é correto afirmar que os organismos que obtinham energia pela reação esquematizada eram:
a) Quimiolitoautotróficos.
b) Fotossintetizantes.
c) Aeróbicos.
d) Fermentadores.
e) heterotroficos

06. (PUC-CAMPINAS)
Atenção: Para responder esta questão considere o texto apresentado abaixo.
Cientistas sabem da existência de fontes termais submarinas desde a década de 70. Os sistemas conhecidos como chaminés negras, ou fumarolas, são os mais comuns. (…) Nessas chaminés, a água pode atingir temperaturas superiores a 400oC, devido à proximidade de rochas magmáticas. Com pH semelhante ao do suco de limão, ela libera sulfetos, ferro, cobre e zinco, à medida que se infiltra nas rochas vulcânicas abaixo do solo marinho. Quando
esse fluido ebuliente e ácido sobe novamente à superfície, é expelido pelas chaminés na água gelada das profundezas do mar, onde os sulfetos de metal dissolvidos resfriam rapidamente e precipitam, produzindo uma mistura escura, parecida com nuvens de fumaça negra. (…) Apesar da agressiva composição química da água ao seu redor, há uma profusão de animais exóticos, como os gigantescos vermes tubiformes (Riftia), desprovidos de boca e intestinos. Essas criaturas florescem graças a uma associação simbiótica com bactérias internas, que consomem o venenoso gás sulfeto de hidrogênio que emana dos orifícios.
                    (Revista Scientific American Brasil, janeiro de 2010, p. 42)
As fontes termais submarinas constituem um ambiente favorável para o estudo da origem da vida em nosso planeta.
I. Para alguns pesquisadores, essas condições se assemelham ao ambiente inicial, que foi favorável à formação e integridade de moléculas orgânicas, e que existiu nos primórdios da evolução biológica.
II. Para outros pesquisadores, a água rica em gás sulfeto de hidrogênio seria uma fonte de nutrientes e energia para que os primeiros organismos produzissem seu alimento.
As informações acima estão relacionadas com duas hipóteses distintas sobre a origem da vida. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
a) I refere-se à hipótese autotrófica, segundo a qual organismos fotossintetizantes convertiam H2O e CO2 em compostos orgânicos mais complexos e ricos em energia química.
b) II refere-se à hipótese heterotrófica, segundo a qual os primeiros organismos se alimentavam de compostos orgânicos formados de forma abiótica a partir de compostos simples.
c) I está relacionado à panspermia, hipótese segundo a qual a vida teria surgido fora do planeta e semeada aqui por meteoritos vindos do espaço sideral.
d) II relaciona-se a hipótese autotrófica, segundo a qual organismos quimiossintetizantes produzem alimento com energia obtida por reações químicas inorgânicas.
e) I está associado à hipótese simbiótica segundo a qual organismos eucarióticos primitivos incorporaram bactérias que passaram a funcionar como mitocôndrias e cloroplastos.

07 -  (UFPI) Dentre as várias hipóteses formuladas para explicar a origem da vida na Terra, uma delas é a hipótese heterotrófica, proposta pelo bioquímico russo A. I. Oparin, em 1938, que tenta explicar o surgimento da vida como uma evolução dos processos bioquímicos com o surgimento e a evolução dos organismos responsáveis por estes processos. Os três principais processos bioquímicos estão enumerados a seguir:
1. Respiração aeróbica.
2. Fotossíntese.
3. Fermentação.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta de surgimento desses processos, de acordo com a hipótese heterotrófica.
a) 1, 2, 3.
b) 2, 1, 3.
c) 3, 1, 2.
d) 1, 3, 2.
e) 3, 2, 1.

08 - (UFLA) O surgimento de organismos autótrofos na Terra não apenas propiciou a produção de moléculas orgânicas complexas a partir de moléculas simples, como também gerou uma condição ambiental imprescindível para o aparecimento de seres vivos mais eficientes no que diz respeito à obtenção de energia. O novo tipo de ser vivo e a condição criada são, respectivamente:
a) Heterótrofo aeróbico e diminuição dos níveis de gás carbônico na atmosfera.
b) Heterótrofo aeróbico e aumento dos níveis de oxigênio na atmosfera.
c) Heterótrofo anaeróbico e diminuição dos níveis de oxigênio na atmosfera.
d) Heterótrofo anaeróbico e aumento dos níveis de gás carbônico na atmosfera.
e) Heterótrofo anaeróbico e aumento dos níveis de matéria orgânica.

09. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA)
              “Se os estoques de átomos são inexauríveis,
Maiores que o poder de contar dos seres vivos,
Se também houvesse o mesmo poder criativo da natureza
Para unir os átomos –– assim como agora estão unidos,
Ora então é preciso confessar
Que existem outros mundos em outras regiões do céu,
E diferentes tribos de homens, outros tipos de animais selvagens.”
(LUCRÉCIO, poeta–filósofo romano)
(…) Lucrécio raciocinava que, se o universo era composto de átomos idênticos sujeitos às leis universais da natureza, os mesmos processos que produziram a vida na Terra também deveriam produzir a vida em outros mundos. (…)
(…) Um átomo de carbono na galáxia de Andrômeda, por exemplo, é idêntico a um desses átomos aqui na Terra. Cinco elementos químicos desempenham papéis de destaque na biologia terrestre: o carbono, o oxigênio, o hidrogênio, o nitrogênio e o fósforo. (…) O carbono é o elemento verdadeiramente vital. Tem direito à primazia por causa de uma propriedade química única: os átomos de carbono podem se ligar para formar moléculas de cadeias extensas, ou polímeros, de infinita variedade e complexidade. As proteínas e o DNA são dois exemplos dessas moléculas de cadeias longas. (…)
Na próxima vez em que olhar para o seu corpo, reflita na longa e acidentada história de seus átomos, e lembre-se de que a carne que você está vendo e os olhos com que você enxerga são literalmente feitos de poeira das estrelas. (DAVIES, p. 174-7)
A partir da leitura do texto, conhecendo-se a química da vida e as supostas condições da Terra primitiva, inferências sobre a origem da vida devem considerar:
a) Os átomos dos gases presentes na atmosfera primitiva teriam se combinado, resultando em compostos, como aminoácidos, bases nitrogenadas e açúcares — blocos construtivos da vida.
b) A formação dos primeiros agregados moleculares reduziu drasticamente as fontes disponíveis dos elementos mais abundantes no Universo, aprisionando-os definitivamente.
c) As primeiras formas de vida teriam sido organismos autótrofos, capazes de converter a energia do Sol em energia química de moléculas orgânicas.
d) As informações disponíveis a respeito do Universo tornam irrelevantes quaisquer hipóteses que admitam a existência de vida fora da Terra.
e) A panspermia confirma-se como hipótese mais plausível a origem da vida na Terra

10. (UEL) Teorias a respeito da evolução celular indicam que as primeiras células surgiram em um ambiente inóspito, onde ocorria formação de moléculas inorgânicas em ausência de luz. Considerando a baixa complexidade das primeiras células, é correto afirmar que elas caracterizavam-se como:
a) Procariontes heterotróficas, por se alimentarem de outros organismos.
b) Eucariontes heterotróficas, por se alimentarem de compostos orgânicos do meio.
c) Eucariontes autotróficas, por conseguirem energia do Sol por meio da fotossíntese.
d) Procariontes autotróficos, por se alimentarem de compostos inorgânicos do meio.
e) nenhuma correta

11. (Cesgranrio) Entre as modificações que ocorreram nas condições ambientais de nosso planeta, algumas foram causadas pela própria atividade dos seres. Os organismos iniciais, ao realizarem a fermentação, determinaram uma grande alteração na atmosfera da Terra primitiva, porque nela introduziram o:
a) gás oxigênio.
d) gás nitrogênio.
b) gás carbônico.
e) vapor d'água.
c) gás metano.

12. (Ufes) Durante os primeiros bilhões de anos de existência da vida, os seres procariontes evoluíram e desenvolveram processos bioquímicos fundamentais, tais como mecanismos de
duplicação do material hereditário, síntese de proteínas, obtenção de energia e outros. Em
relação à evolução dos processos de obtenção de energia, é lógico se pensar que
I - a presença de oxigênio na atmosfera permitiu que uma linhagem de seres procariontes
desenvolvesse um mecanismo de obtenção de energia - a RESPIRAÇÃO AERÓBICA;
II - uma linhagem de seres procariontes desenvolveu um processo de fabricação de
substâncias orgânicas que usa a luz solar como fonte de energia - a FOTOSSÍNTESE;
III - a fermentação é um processo de obtenção de energia bastante simples e os primeiros seres vivos deviam utilizá-lo, por ser um PROCESSO ANAERÓBICO;
IV - durante o processo da fotossíntese, ocorre degradação de moléculas de água, com liberação de energia e de oxigênio para a atmosfera.
Aponte a alternativa que a sequência CORRETA da evolução dos processos.
a) I - II - III - IV                                          d) III - I - II - IV
b) II - IV - III – I                                        e) III - II - IV - I
c) II - III - IV - I

13. (Pucrs) Responder à questão com base nos eventos relativos à origem da vida em nosso
planeta.
I. Aumento gradativo da concentração de O2‚ na atmosfera.
II. Aparecimento dos organismos heterótrofos.
III. Surgimento de organismos com capacidade de utilizar energia luminosa.
A ordem em que esses eventos ocorreram mais aceita na atualidade está contida na alternativa
a) I - II - III                                             d) II - III - I
b) I - III - II                                             e) III - II - I
c) II - I - III

14. (Fatec) Uma das hipóteses sobre a origem da vida admite as seguintes ocorrências:
I. aquisição do processo de fotossíntese
II. formação de coacervados
III. aquisição do processo de respiração aeróbica
IV. utilização do alimento ambiental
V. aquisição do processo de fermentação
A ordem dessas ocorrências é:
a) II, I, V, IV, III.                           d) II, IV, I, V, III.
b) II, IV; III, I, V.                           e) II, IV, V, I, III.
c) II, V, IV, III, I.


15. (Uerj) Considere a hipótese de que o ambiente marinho primitivo, sem oxigênio molecular, onde viveram os primeiros organismos, contivesse moléculas orgânicas produzidas por síntese
abiótica. Admita, ainda, que essas moléculas eram por eles decompostas para obtenção de energia. O tipo de nutrição e a forma de obtenção de energia desses organismos deveriam ser,
respectivamente:
a) homeotrófica - oxidação
b) autotrófica - fotossíntese
c) autotrófica - quimiossíntese
d) heterotrófica – fermentação




Gabarito:
1:a
2:a
3:d
4:e
5:a
6:d
7:e
8:b
9:a
10:d
11:b
12:d
13:d
14:e
15:d

3 comentários

escrito comentários
avatar
15 de fevereiro de 2016 09:57

Exercícios bem práticos e que ajudam muito. Beth sempre arrasando na organização e uso de exercícios.

Reply