sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Câncer de mama: conheça alguns sintomas que podem indicar a sua presença

1 – Nódulos;
2 – Alterações no tamanho ou formato dos seios e mamilos;
3 – Inchaço ou vermelhidão nas mamas;
4 – Surgimento de irregularidades na pele dos seios, fazendo com ela fique parecida com casca de laranja;
5 – Inversão dos mamilos — ou seja, o fato de eles, de uma hora para outra, passarem a ficar retraídos para o interior da mama;
6 – Liberação de secreções ou sangue pelos mamilos;
7 – Manifestação de coceiras persistentes que podem ou não vir acompanhadas de irritação na pele — e inclusive ter a aparência de picada de inseto.

Saiba mais sobre o câncer de mama


O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, afetando tanto aquelas que vivem países desenvolvidos como em nações em desenvolvimento – é o segundo tipo mais comum no mundo. Para você ter uma ideia, só no ano de 2012, quase 1,7 milhão de novos casos foram diagnosticados, cifra que representa 12% de todos os casos novos registrados no planeta e 25% de todos os tipos de câncer identificados em mulheres.

Segundo as estatísticas, uma em cada oito mulheres será diagnosticada com câncer de mama ao longo da vida. Dessas, 96% conseguirá sobreviver por pelo menos um ano, 87% terá uma sobrevida de até 5 anos, e 78% poderá viver por até uma década após o diagnóstico. Portanto, com números desfavoráveis como esses que descrevemos, a prevenção é fundamental, e é de vital importância que a doença seja detectada o quanto antes para que possa ser tratada.

Prevenção

Estudos revelaram que a incidência do câncer de mama vem aumentando devido a uma série de fatores, como o aumento da expectativa de vida e da urbanização e a adoção de determinados estilos de vida, sem falar que a doença também está associada com fatores hormonais e hereditários.
Uma das formas mais populares de prevenção da doença é o famoso autoexame, que deve ser realizado periodicamente. Contudo, se engana quem pensa que o único sinal de problema é a identificação de caroços nas mamas. Na realidade, existem outras formas de detectar a possível presença de problemas, já que os nódulos não são os únicos indícios associados ao câncer de mama.
As mulheres precisam estar atentas a outras evidências também — que podem inclusive ser confundidas com sintomas de outros problemas de saúde. Segundo o Instituto Nacional de Câncer e a Fundação Nacional para o Câncer de Mama dos EUA, as mulheres precisam ficar alertas aos sinais que listamos na abertura da matéria.

Como você viu, a detecção do câncer de mama não se limita a simplesmente identificar caroços. Assim, procure ajuda médica se qualquer dos sintomas for identificado, e a atenção deve ser redobrada se mais de um deles aparecer ao mesmo tempo. Por certo, se você é do sexo masculino e só leu a matéria por pura curiosidade, saiba que os homens também podem desenvolver a doença. Então, fique ligado!



fonte: Megacurioso

Relacionados

Câncer de mama: conheça alguns sintomas que podem indicar a sua presença
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!