sábado, 6 de fevereiro de 2016

Estudo confirma que os cães realmente sabem como seus donos estão se sentindo

Muitos cientistas tentam desvendar se os animais conseguem perceber os sentimentos dos donos humanos. O problema é que tentar interpretar as emoções e respostas entre duas espécies interagindo é muito difícil. Por exemplo, você não pode perguntar a um cachorro como ele está se sentindo. Portanto, evidências científicas e explicações razoáveis são quase sempre evasivas.
Um novo estudo, publicado no jornal Biology Letters, sugere que os cães realmente podem reconhecer emoções de seres humanos e de outros cachorros através de pistas visuais e da audição. Os cientistas já documentaram chimpanzés e macacos Rhesus que foram capazes de identificar estados emocionais entre sua própria espécie. Entretanto, esse é o primeiro estudo que demonstra que qualquer animal pode demonstrar como membros de outras espécies estão se sentindo.
Os cães são capazes de discriminar entre diferentes expressões faciais humanas e sons associados com estados emocionais específicos. Imagens de pessoas e sons específicos associados ajudam os animais a interpretar o estado emocional do dono.

Já é bem compreendido que os cães são extremamente bons em leitura corporal e respondem a possíveis intenções humanas. Os cães podem também demonstrar fortes ligações comportamentais com os proprietários e reagem de forma diferenciada em testes cognitivos com base na presença e comportamento do dono. Isso sugere que os cães evoluíram sua capacidade de usar seus companheiros humanos como sistemas de apoio social em situações desconhecidas.
Os seres humanos e os cães viveram e evoluíram em conjunto por pelo menos, 15.000 anos. Diante disso, e do vínculo estreito que muitas pessoas têm com seus cães, não é surpresa que os cães parecem ter desenvolvido essa habilidade em reconhecer emoções humanas.
Fonte: phys.org 

Relacionados

Estudo confirma que os cães realmente sabem como seus donos estão se sentindo
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!