sábado, 6 de fevereiro de 2016

Na Colômbia, um paciente foi infectado ao mesmo tempo com dengue, chikungunya e zika ao mesmo tempo.

Em Janeiro, uma pesquisa divulgada no Journal of Infection and Public Health mostrou o que se crê, ser a primeira vez que um ser humano tem uma infecção simultânea e tripla, por dengue, chikungunya e zika. Infectologistas colombianos chefiaram os estudos e escreveram sobre os resultados encontrados na publicação.
O homem, de 49 anos do norte da Colômbia buscou atendimento médico com muita febre, sintomas de conjuntivite nos dois olhos e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.  Primeiramente, foi realizado o teste para chikungunya e dengue, o resultado foi positivo para os dois. Logo depois, foi realizado o teste para zika, com a infecção também confirmada. Outros testes, como o de malária, deram negativo.
O paciente disse que viajou pouco tempo antes para diferentes locais do país, onde tinham casos confirmados de zika. “É o primeiro caso reportado na Colômbia e na América Latina dessa coinfecção entre dengue e chikungunya e provavelmente a primeira no mundo que também inclui zika”, relataram os pesquisadores Wilmer E. Villamil-Gomez, Orfy González-Camargo, José Rodriguez-Ayubi, Diana Zapata-Serpa e Alfonso J. Rodriguez-Morales, responsáveis pelo estudo.

Tendo se recuperado bem das infecções, o homem foi liberado. Especialistas ressaltam a importância de pesquisas, principalmente sobre o zika.  “Apesar de casos de zika não terem sido descritos como severos, o espectro clínico da doença permanece incerto e, considerando o rápido desenvolvimento da epidemia na América Latina, o assunto merece uma futura análise”, expuseram.
“Médicos deveriam considerar chikungunya e zika em diferentes diagnósticos parecidos ao de dengue. Finalmente, mais pesquisas sobre essas doenças são necessárias, sobretudo o zika que tem informações limitadas em vários aspectos, incluindo formas potenciais de transmissão não vetorial”, concluíram os pesquisadores.
Fonte: saude.estadao  

Relacionados

Na Colômbia, um paciente foi infectado ao mesmo tempo com dengue, chikungunya e zika ao mesmo tempo.
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!