quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O que são estes semicírculos brancos na base da unha?

primeiramente, como são formadas as unhas! As unhas são compostas principalmente de queratina e possui a função principal de proteção das extremidades de nossos dedos das mãos e dos pés, bem como ajudar na manipulação de pequenos objetos. As unhas são formadas por epitélios básicos: matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e o hiponíquio.
A matriz ungueal onde tudo começa, é o epitélio que ocorre a proliferação das células, onde a unha começará a ser formada. Após a formação destas células forma o prato ungueal estrutura que cobre o leito ungueal que é a região por baixo da unha. Nesse prato ungueal aparece uma região conhecida como meia lua da unha, uma parte esbranquiçada como um semicírculo, essa parte da unha se chama lúnula.


A lúnula, juntamente com a matriz ungueal são as partes mais importantes e fundamentais da unha porque é neste local aonde estão as células germinativas para a formação da mesma, ou seja, qualquer desordem, alteração, interferência ou trauma neste local acaba prejudicando todo o processo de crescimento e desenvolvimento saudável da unha, portanto é muito importante verificar alterações nas suas unhas, pois pode ser algum sintoma de alguma doença ou problemas em seu organismo.
A lúnula é muito mais visível no polegar e no dedão do pé, mas todas as unhas apresentam esse semicírculo, parte de crescimento celular que darão origem a queratina que é o composto principal da unha. O formato da lúnula também define o formato da unha, ou seja, algumas pessoas possuem a mesma como semicírculos (meia lua), outras mais retas e isso pode influenciar em formatos de unhas mais arredondadas, mais retas, quadradas e etc.
Um fato bastante curioso entre a maioria das mulheres é retirar na manicure o hiponíquio, a famosa “cutícula”, parte fundamental para a proteção contra os microrganismos e que assegura a proteção da matriz ungueal e da lúnula, ou seja, com sua retirada fica mais fácil para que bactérias, vírus e fungos patogênicos possam atacar as unhas e afetar diretamente a sua formação, além de infectar e causar sérias doenças, por isso evitar retirar esse epitélio é fundamental para prevenir problemas de saúde.

Fontes: brasilescola/muitointeressante/scielo

Relacionados

O que são estes semicírculos brancos na base da unha?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!