quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Tanto homens quanto mulheres que usam anabolizantes podem ter graves problemas de fertilidade

Tanto homens quanto mulheres que pretendem ter um filho precisam abolir definitivamente o uso de esteroides anabolizantes (as famosas “bombas”). O uso dessas substâncias não é nada benéfico quando falamos de maternidade. Em busca do corpo perfeito, homens e mulheres optam por usar hormônios para acelerar o ganho de massa muscular. No entanto o médico Mauricio Chehin, do Huntington Centro de Medicina Reprodutiva deixa claro que os anabolizantes podem causar infertilidade – parcial ou total – tanto em homens quanto em mulheres.
De acordo com o médico, entre os efeitos comuns estão a redução dos testículos e a influência negativa no desenvolvimento do endométrio, causando dificuldades na fixação do embrião na parede do útero e resultando, muitas vezes em aborto.
Muitas pessoas têm utilizado indevidamente a testosterona sintética, que pode resultar em insuficiência hepática, câncer de fígado e, ainda, afetar a fertilidade. Normalmente, as taxas elevadas de testosterona no organismo, inibem a produção de FSH, hormônio responsável pela maturação das células reprodutivas. Para os homens doses extras desse hormônio pode enfraquecer as funções reprodutoras parcialmente, atenuando as chances de ter filhos.


O médico explica que na maioria das vezes, o organismo volta ao normal após três meses sem a substância. “Com a suspensão da droga, o corpo masculino pode voltar a produzir os espermatozoides e o feminino pode regularizar a menstruação”, diz.
No entanto, frequentemente o homem já tem uma baixa contagem de espermatozoides e a Mulher está em uma idade de declínio fértil, em que a quantidade e a qualidade de óvulos já não favorecem uma gestação segura. O uso de anabolizantes pode causar uma infertilidade permanente.
Se o casal tem perspectivas de engravidar e um dos dois (ou ambos) toma anabolizantes, é aconselhável que a utilização seja interrompida prontamente.
Fontes: mdemulher/empowher/dontcookyourballs  

Relacionados

Tanto homens quanto mulheres que usam anabolizantes podem ter graves problemas de fertilidade
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!