sábado, 7 de maio de 2016

6 dicas de ginecologistas para amenizar a dor das cólicas menstruais

São poucas as felizardas que passam pelo período menstrual ilesas, isto é, sem dor nenhuma. Para a grande maioria, a fase é um suplício. Entre 70 e 90% das mulheres sofrem de dismenorreia a popular cólica. As principais vítimas são as adolescentes dos 13 aos 17 anos. Essa é a época em que os ovários amadurecem e estreiam em sua função de liberar um óvulo por mês. A maior parte dos episódios de dor tem origem primária, ou seja, é decorrente do ciclo normal, e não de uma alteração orgânica extraordinária.
As cólicas são culpa de uma substância secretada por células no revestimento do útero chamadas prostaglandinas. Quanto mais dessa substância for produzida, mais cólica a mulher irá sentir. Pensando nisso, selecionamos aqui, algumas dicas eficientes de ginecologistas para ameninar o desconforto nesses dias.

1- Compressa de água quente

A cólica menstrual nada mais é que o nosso útero contraindo e pressionando os vasos e os nervos à sua volta. E é exatamente aí que a compressa quente (termoterapia) vai atuar. O calor que passa da compressa para o corpo estimula a irrigação sanguínea naquele local onde foi aplicado. Com o aumento da circulação sanguínea, a musculatura relaxa. O útero é um órgão muscular e fica mais relaxado tendo suas contrações amenizadas. Outra consequência boa da dilatação dos vasos proporcionada pelo calor é que a prostaglandina – substância que “manda” o útero contrair – consegue ser eliminada pelo fluxo sanguíneo. Menos prostaglandina significa menos contrações e, consequentemente, menos dores.

2- Deitar de barriga para baixo

Deite-se de barriga para baixo, comprimindo a barriga sobre um travesseiro: o simples fato de deitar já ajuda a amenizar a dor. Usar uma bolsa de água quente na região lombar e no abdômen também ajuda, pois o calor estimula a irrigação, relaxando a musculatura e diminuindo as contrações uterinas.

3- Alimentos com poder anti-inflamatório

Consuma alimentos naturais com poder anti-inflamatório. Alguns alimentos são verdadeiros relaxantes musculares, como inhame, vegetais de cor escura, banana, beterraba, aveia, tofu, abobrinha, couve, salmão, castanha do Pará e atum. Porém, estes alimentos devem ser incluídos regularmente em sua dieta: consumi-los somente no período das cólicas não trará alívio algum. Evite café, chá preto e refrigerante, pois estes favorecem maior produção de hormônios femininos.

4- Massagens abdominais

Movimentos suaves no abdômen e nos pés podem amenizar a cólica. O vaivém das mãos alivia a tensão muscular, melhoram a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui a dor. Comprimir essa região também pode ser uma forma de massagem.

5- Chás naturais eficientes

Chá de calêndula: A calêndula tem na sua composição óleos essenciais, glicósidos amargos e flavonoides.  A calêndula é usada pelas suas propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, desinfectantes, cicatrizantes, adstringentes, desintoxicantes e hemostáticas.
Chá de orégano: O orégano é fantástico, sendo inclusive um excelente tratamento caseiro para cólica menstrual. Possui ação diurética, sudorífera, eliminando as toxinas do organismo, podendo ser utilizado em casos de cólicas menstruais e dores de cabeça. Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa orégano. Deixe agir por 10 minutos e coe. O chá de orégano pode ser tomado durante todo o mês.
Chá de camomila: A camomila é calmante e antiespasmódica. As infusões e tinturas aliviam as cólicas e o estresse. Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de flores de camomila. Deixe agir por 10 minutos e coe. O chá de camomila pode ser tomado durante todo mês.
Chá de gengibre: O gengibre para dor menstrual é uma boa solução, pois ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor, muito presente antes ou durante a menstruação. Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de gengibre ralado. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome uma xícara nos dias da menstruação.

6- Medicamentos

Algumas mulheres recorrem ao analgésico, mas, por ser uma inflamação que provoca contrações no útero, os anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais indicados para combater a cólica menstrual. A mulher precisa fazer visitas periódicas ao médico a fim de avaliar seu estado de saúde, uma vez que certas doenças graves podem se manifestar através de dores similares à cólica e, assim, permanecer silenciosas por muito tempo.

Relacionados

6 dicas de ginecologistas para amenizar a dor das cólicas menstruais
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!