domingo, 8 de maio de 2016

7 “remedinhos” caseiros que vão melhorar imediatamente sua azia

Normalmente, quando a comida ou a bebida entra no estômago, uma faixa muscular no final do esôfago fecha o órgão, para que seja feita a digestão. Essa faixa é chamada de esfíncter esofágico inferior. Se essa faixa não se fechar o suficiente, o conteúdo do estômago pode voltar (refluxo) para o esôfago. Esse material parcialmente digerido pode irritar o esôfago, provocando a azia. Azia ocasional é comum e não há motivo para preocupação, é possível tratá-la por conta própria. Já a azia mais frequente e que interfere na rotina pode ser sinal de algum problema mais grave.
Na maioria das vezes, a azia é causada por erros alimentares, como comer muito, abusar de bebidas alcoólicas, frituras, gorduras e condimentos. Mas, nem sempre esta é a razão do aparecimento deste incômodo.  A gravidez é outra situação que pode provocar azia constante. Quanto mais avançada a gravidez ou quanto maior a barriga, mais frequentemente poderá aparecer a azia.
Selecionamos 5 “remedinhos” caseiros que vão aliviar a queimação, mas alertamos em caso de azia frequente, a melhor solução é procurar um médico.

1- Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio reduz a acidez do estômago. Ele é usado como um antiácido para tratar a azia , indigestão e dores de estômago. É um antiácido que age muito rapidamente no organismo, no entanto deve ser usado apenas para o alívio temporário. O bicarbonato de sódio é alcalino (tem pH alto), e neutraliza o excesso de ácido clorídrico do estômago, aliviando a azia.
Como fazer: Misture uma colher (de café) de bicarbonato de sódio em 100 ml de água fria. Beba de uma vez só.

2- Mascar chiclete

Para algumas pessoas que estão lutando contra o refluxo ácido e azia, mascar chiclete após as refeições pode ajudar a reduzir o ácido no esôfago. O aumento da produção de saliva é mais uma vez responsável por isso. É prudente evitar sabores de pimenta e hortelã, que podem aumentar os níveis de ácido e fazer azia e o refluxo piores.
Como fazer: mastigue uma unidade chiclete sem açúcar por cerca de 30 minutos para obter os resultados esperados.

3- Ficar sentado ou em pé

Quando deitamos, o suco gástrico tende a retornar para o esôfago intensificando a sensação de queimação. Evite deitar-se enquanto os sintomas não melhorarem. Isso acontece, por causa da ação da gravidade, já que ao deitar a inclinação faz com que o ácido do estômago vá parar no esôfago, provocando queimação, gosto azedo na boca, tosse e até dores no peito. Durante a noite o alívio, pode estar no simples fato de virar de lado na cama, mais especificamente para o esquerdo, pois nessa posição a liberação de ácido é menos intensa e você tem menos refluxo.

4- Chá de espinheira santa

A espinheira santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta medicinal muito útil no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação, devido às propriedades medicinais que possui.
Como fazer: colocar 1 colher (sopa) das folhas secas de espinheira santa numa xícara e cobrir com água fervente. Deixar descansar por 10 minutos, coar e beber a seguir. Tomar 3 vezes ao dia.

5- Suco de Aloe vera (babosa)

A melhor maneira de tratar o refluxo ácido com Aloe vera é beber um pouco do seu suco em uma base diária. Se você não gosta muito do sabor, tente misturá-lo com um pouco de uva ou suco de maçã, ou qualquer outro tipo de suco que é não-ácido. Quando você bebe o suco de Aloe vera, o seu esôfago irá sentir uma grande melhora, além de acalmar o estômago. Portanto, é uma boa ideia em continuar a beber o suco de Aloe vera, mesmo após os sintomas de azia diminuíram. A maioria das pessoas têm danos em seu esôfago que precisa se curar e seguir um tratamento regular de suco de Aloe vera pode ajudar todo o sistema digestivo se curar.

6- Comer uma banana

Bananas têm efeito antiácido natural no organismo e ajuda a prevenir o refluxo. Se tiver uma crise de azia experimente comer uma banana para um alivio quase imediato.

7- Usar roupas leves

Em uma crise de azia, se livre de tudo que for roupa desconfortável, inclusive os cintos que apertam a região do estômago também podem ser responsáveis por desconfortos pois dificultam a digestão. A pressão das roupas e acessórios apertados pressionam o estômago e pioram a azia e o refluxo.

Relacionados

7 “remedinhos” caseiros que vão melhorar imediatamente sua azia
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!