domingo, 26 de junho de 2016

características faciais de crianças que são reflexos de mães que beberam álcool durante a gravidez

A Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF) são sinais e sintomas apresentados pelo feto em decorrência à ingestão de álcool pela mãe durante a gravidez e/ou durante o período preconcepção. Ou seja, são alterações morfológicas que podem ser facilmentevisualizadas principalmente no rosto de crianças.

Embora o decorrência deste problema possa ser uma novidade para você, de acordo com os dados, hoje, cerca de 50 mil bebês nascem por ano no Brasil com SAF. O primeiro e mais ´serio sintoma é leve retardamento mental e dificuldade no aprendizadoacompanhado também, de problemas no crescimento. Mas as alterações mais visíveis estão no rosto da crianças:
Cabeça pequena
Prega epicântica: pele da pálpebra superior, que vai do nariz até a parte interna da sobrancelha, cobrindo o canto interno do olho.
Nariz curto comnasio rebaixado
Lábio inferior fino
Olhos com abertura pequena
Philtrum ou fenda medial indefinido : philtrum é uma fenda vertical na área central do lábio superior, que se estende do nariz até o lábio superior.
Facies plana
Maxilar pequeno



Embora o decorrência deste problema possa ser uma novidade para você, de acordo com os dados, hoje, cerca de 50 mil bebês nascem por ano no Brasil com SAF. Foto: Reprodução/acritica

A ação direta e indireta do álcool sobre o sistema nervoso embrionário, apesar de não ser o único fator patogênico responsável pelo aparecimento da SAF, parece estar relacionada aos defeitos encontrados com mais frequência entre os portadores dessa síndrome. Tal ação acomete algumas regiões centrais com mais intensidade, enquanto outras parecem possuir alguma resistência aos mesmos efeitos.

Como não há estudos que relacionem a quantidade de bebida alcóolica ingerida à gravidade da SAF, cada mãe que bebe álcool, mesmo em quantidades mínimas, tem potencial de risco de gerar problemas para o bebê.

Relacionados

características faciais de crianças que são reflexos de mães que beberam álcool durante a gravidez
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!