Você como ser humano, precisa de uma temperatura de mais ou menos 37 graus para que seu corpo mantenha-se funcionando adequadamente. Qualquer mudança, para mais ou para menos, gera desconforto e por isso usamos um tipo de roupa adequado para cada clima. Essas mudanças de roupa refletem um princípio biológico básico: a luta pela sobrevivência. Assim como os tremores quando está frio, ou o suor nos dias de calor, que nada mais são que esforços de nosso corpo em se manter numa temperatura ideal para a vida.
No entanto, você deve saber que quando suamos, o preço pago pelo corpo nesse processo é a perda de água, e a reposição constante desta é indispensável. Se você fosse posta num ambiente quente demais, seria justamente essa perda excessiva de água por evaporação que levaria seu corpo a entrar em colapso. E é exatamente isso que acontece com os ácaros e outros microrganismos quando você expõe suas roupas de cama ao Sol.
Os seres vivos em geral têm diferentes maneiras de manterem seus corpos hidratados. E a dos ácaros, como vimos, é justamente esconderem-se nas fibras dos tecidos, especialmente as de lençóis e travesseiros, já que além de um ambiente úmido o bastante, encontram também alimento em abundância: os resíduos de pele que deixamos nesses locais durante as noites de sono. Ao expor esses tecidos à luz solar e a ventilação, quebramos o equilíbrio desse pequeno ecossistema que mantemos em nossas camas. O aumento brusco da temperatura somado as correntes de ar acabam sendo fatais para os ácaros, já que eliminam a umidade, tão necessária para o desenvolvimento destes pequenos animais.
Entretanto, convém lembrar que muitos especialistas alertam para o fato de que nem todos os ácaros são eliminados dessa forma. E contra estes que insistem em permanecer te fazendo companhia na sua cama sem terem sido convidados, a troca periódica de lençóis e travesseiros não somente ainda é a melhor alternativa, como é também indispensável.
Colocar as roupas de cama e bichos de pelúcia no sol funciona mesmo contra os ácaros?
4/
5
Oleh
josé