Os morcegos são os únicos mamíferos que podem realmente voar, mas eles não evoluíram uma capacidade de caminhar de forma convencional. Suas pernas são muito pequenas e não possuem capacidade de sustentar o corpo por um longo período de tempo.
Assim uma das razões para os morcegos dormirem de cabeça para baixo, é devido a essa incapacidade de se manter de pé por muito tempo. Quando estão em seus abrigos, repousam anulando seu peso, pendurando-se de cabeça para baixo. Os filhotes que ainda estiverem presos à mãe não têm outra alternativa a não ser que se agarrarem ao pelo da mãe com toda força para não despencar, e assim também tiram proveito da atração gravitacional descendente.
Outra razão para esse comportamento é sem dúvida para adaptar a uma dificuldade pelo qual todos os animais que voam passam: o alçar vôo. Para os morcegos, estar de cabeça para baixo é provavelmente a maneira mais confortável para alçar o vôo, basta deixar a gravidade atuar e iniciar o batimento das asas. As aves, por exemplo, quando no chão, precisam iniciar uma corrida acompanhada do batimento das asas, o que gera um gasto energético bastante alto e exige um esforço físico das pernas, coisa que os morcegos não possuem.
Para que esse comportamento seja o mais confortável possível, os morcegos possuem muitas adaptações morfológicas, como por exemplo, a rotação de 180° dos membros inferiores (morcegos têm as plantas dos pés voltadas para frente, contrária à posição das nossas) e a existência de um eficiente sistema que “trava” os tendões das patas.
Por que os morcegos repousam de cabeça para baixo?
4/
5
Oleh
josé