terça-feira, 7 de junho de 2016

Por que os morcegos repousam de cabeça para baixo?


Os morcegos são os únicos mamíferos que podem realmente voar, mas eles não evoluíram uma capacidade de caminhar de forma convencional. Suas pernas são muito pequenas e não possuem capacidade de sustentar o corpo por um longo período de tempo.

Assim uma das razões para os morcegos dormirem de cabeça para baixo, é devido a essa incapacidade de se manter de pé por muito tempo. Quando estão em seus abrigos, repousam anulando seu peso, pendurando-se de cabeça para baixo. Os filhotes que ainda estiverem presos à mãe não têm outra alternativa a não ser que se agarrarem ao pelo da mãe com toda força para não despencar, e assim também tiram proveito da atração gravitacional descendente.

Outra razão para esse comportamento é sem dúvida para adaptar a uma dificuldade pelo qual todos os animais que voam passam: o alçar vôo. Para os morcegos, estar de cabeça para baixo é provavelmente a maneira mais confortável para alçar o vôo, basta deixar a gravidade atuar e iniciar o batimento das asas. As aves, por exemplo, quando no chão, precisam iniciar uma corrida acompanhada do batimento das asas, o que gera um gasto energético bastante alto e exige um esforço físico das pernas, coisa que os morcegos não possuem.

Para que esse comportamento seja o mais confortável possível, os morcegos possuem muitas adaptações morfológicas, como por exemplo, a rotação de 180° dos membros inferiores (morcegos têm as plantas dos pés voltadas para frente, contrária à posição das nossas) e a existência de um eficiente sistema que “trava” os tendões das patas.

Relacionados

Por que os morcegos repousam de cabeça para baixo?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!