A criatura foi descoberta a cerca de 2.100 metros de profundidade em uma área de conservação marinha entre o norte-ocidental Havaí e Midway. Esta é uma área quase totalmente inexplorada e foi descoberta por um submersível operado remotamente. Os pesquisadores utilizaram pontos de laser para medir as dimensões da esponja, em seguida, comparou-os com o tamanho do submersível.
Os cientistas descreveram o animal na revista Biodiversidade Marinha. Infelizmente, não é possível sabe exatamente a idade da esponja, já que estes animais não apresentam qualquer anel de crescimento normalmente encontrado nos corais. Naquela região, a idade dos corais é de 4 mil anos. Além disso, esponjas em águas rasas podem ser encontradas com 2 mil anos de idade. “A maior parte do planeta encontra-se em águas profundas, a grande maioria dos quais nunca foram exploradas” disse Wagner argumentando sobre a possibilidade de que esta esponja gigante seja um dos animais mais antigos do mundo. “As profundidades ‘intactas’, carregam grandes comunidades de esponjas e corais, juntamente com um monte de outros organismos associados com eles” completou.
Apesar de os especialistas dizerem que não foi possível identificar nem mesmo a nível de gênero, eles acreditam que este porífero pertence a uma espécie nunca identificado antes. Esta descoberta aguça a curiosidade dos biólogos marinhos que estão bastante animados com o que mais podem encontrar naquelas águas profundas.
esponja gigante Havaí pode ser o animal mais antigo do planeta
4/
5
Oleh
josé