quarta-feira, 13 de julho de 2016

Periodontite é coisa muito séria e você pode perder todos os seus dentes!

Em algum momento na sua vida você ouviu falar sobre a gengivite, uma inflamação na gengiva decorrente de vários fatores, como má escovação dos dentes, o não uso de fio dental, medicamentos, fatores genéticos, idade, doenças autoimunes, abuso do álcool e o hábito de fumar, entre outros. Essa inflamação na gengiva pode ser tratada facilmente buscando hábitos saudáveis e principalmente realizando uma escovação correta para eliminação de possíveis agentes patológicos, principalmente bactérias que moram em nossa boca.




A gengivite é uma inflamação simples e caracterizada principalmente pelo sangramento das gengivas e sensibilidade, porém muitas pessoas não dão atenção a ela e não buscam o dentista para avaliar e diagnosticar esse problema que pode evoluirfacilmente e em pouco tempo para uma Periodontite, que além de ser uma inflamação, é uma infecção dos tecidos que dão suporte aos dentes resultado de um acúmulo de bactérias anaeróbicas, principalmente as Gram-negativas.

Um estudo publicado Revista Brasileira de Reumatologia, diz que essa infecção é séria e destrutiva e pode levar a perda dos tecidos de sustentação dos dentes, logo a perda total dos dentes, com a sua evolução o dente fica exposto e pode cair facilmente da boca. Os principais sintomas começam e são semelhantes à gengivite, então ficar de olho nos seguintes sinais: mau hálito, gengivas com a cor vermelho vivo e brilhante, sangramento com facilidade e principalmente durante a escovação e no uso do fio dental, sensibilidade na gengiva, dentes soltos ou moles, gengivas inchadas.




O diagnóstico da Periodontite é facilmente realizado no consultório odontológico pelo dentista através da descrição dos sintomas e exame da boca do paciente, onde será realizada uma vistoria na busca de placas bacterianas e tártaro (placa bacteriana mais endurecida) que fica ao redor dos dentes. Além do exame clínico, o dentista pode realizar uma sondagem periodontal, esse exame pode revelar perda óssea, formação de bolsas periodontais e com a ajuda de uma radiografia mostrar a extensão dessas bolsas que são na verdade espaços entre os dentes e a gengivas, devido à perda óssea.

Mas não precisa entrar em pânico porque a Periodontite tem tratamento e o quadro pode ser revertido e até curado, dependendo do grau da doença e dos cuidados que o paciente deve ter após o diagnóstico. O primeiro passo que o dentista irá realizar é reduzir a inflamação na gengiva com a retirada da placa bacteriana e tártaro dos dentes, isso nos casos iniciais da doença, caso a Periodontite esteja num grau mais avançado pode haver necessidade de cirurgias, terapia com laser e algumas vezes o uso de medicamentos como antibióticos para matar esse acúmulo de bactérias.




O fator fundamental para que o tratamento seja eficaz é realizar uma boa escovação pelo paciente e realizar uma boa higienização da boca todos os dias, fazer uso do fio e garantir que as gengivas não fiquem inflamadas com o acúmulo de bactérias, assim elas estarão, juntamente com os dentes, sempre saudáveis. Lembrando que uma gengiva saudável tem a cor rosa e uma consistência firme sobre o dente, por isso fique atento aos sintomas e caso haja algum destes sintomas procure sempre o especialista, neste caso, o dentista. O diagnóstico precoce garante a eficácia do tratamento e, principalmente, garante um sorriso bonito com todos os seus dentes saudáveis!

Relacionados

Periodontite é coisa muito séria e você pode perder todos os seus dentes!
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!