“Nossos resultados são consistentes com a teoria da higiene que afirma que a exposição precoce à sujeira ou germes reduz o risco de desenvolver alergias“, disse um dos pesquisadores, Malcolm Sears da Universidade McMaster, no Canadá. “Embora nós não recomendamos que estes hábitos devem ser incentivados, não é de todo uma mania ruim.”
Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados de 1.037 participantes nascidos em 1972-1973 em Duedin, Nova Zelândia. Os cientistas anotaram se os participantes chupavam o dedo ou roíam as unhas nas idades de 5, 7, 9 e 11 anos. Anos mais tarde, com 13 e aos 32 anos foram testados para alergias. Foi observado que um terço das crianças tinha esses hábitos e aos 13 anos, essas crianças apresentaram 30% menos chances de terem reações alérgicas a ácaros ou pelos de cachorro e gato em comparação com aquelas que não mantinham os hábitos citados. Essa proteção parece se manter na idade adulta. Apesar desses hábitos não serem higiênicos ou não serem recomendados, parecem ter um lado positivo.
Já se sabe que ter animais de estimação, irmãos, contato com terra e areia, viver na zona rural, entre outros fatores ambientais, favorece o reforço no sistema imunológico contra o desenvolvimento de alergias. Nem os pesquisadores sabem quais mecanismos biológicos poderiam explicar exatamente o que acontece – uma limitação do estudo que os autores parecem reconhecer!
Fonte: Diariodebiologia
Crianças que chupam dedo e roem unhas estão menos sujeitos a desenvolver alergias no futuro, diz estudo
4/
5
Oleh
josé