domingo, 21 de agosto de 2016

Nova técnica para emagrecer: costurar uma tela de plástico na língua!


As estratégias para emagrecimento vem  se tornando cada vez mais agressivas. Depois da cirurgia bariátrica, em que ocorre uma mutilação dos órgãos internos (estômago e parte do intestino delgado), as pessoas acima do peso estão recorrendo a uma inimaginável tática: costurar uma tela na língua!
Trata-se de uma nova técnica para perder peso, na qual uma tela plástica é costurada na língua do paciente. Segundo os desenvolvedores da técnica, o material rígido preso à língua causa uma reação dolorida quando a língua encosta no palato. Isso faz com que a pessoa só se sinta bem quando ingere alimentos líquidos.  O método incide em uma pequena cirurgia rápida, e a tal malha plástica, normalmente usada na medicina, é presa à língua por meio de seis pontos isolados. O paciente recebe anestesia local e, caso não tenha sangramento, é liberado logo em seguida. A malha plástica fica na língua por cerca de um mês, tempo em que o paciente deve ingerir apenas líquido de baixa caloria. Os médicos também encorajam o paciente a seguir uma rotina de exercícios e a manter uma higiene bucal específica, para remover restos de alimento que possam se acumular sob a tela.
No Brasil ainda não temos este procedimento, mas já tem se tornado muito procurado nos Estados Unidos e em vários países da América Latina. O método, que é assustador, parece funcionar,  pois impede que a língua faça os movimentos que ajudam na mastigação e na  deglutição, então é impossível comer alimentos sólidos!
Nutricionistas alertam que passar por uma dieta líquida por 30 dias prejudica a sensação de saciedade e reduz a capacidade de nutrição. Além disso, temos um sistema que controla nossa fome e saciedade e esse processo se inicia com a mastigação. A partir do momento que não se mastiga, não se libera estímulos para os núcleos hipotalâmicos da saciedade. Sem contar que em alguns dias a dieta líquida torna-se enjoativa.

 A técnica que foi publicada no “The American Journal of Cosmetic Surgery” e mostra resultados “satisfatórios” de cerca de 80 pacientes sujeitos ao procedimento entre 2009 e 2013, todos atendidos na Clínica Chugay, com unidades em Beverly Hills e em Long Beach, na Califórnia. É um método doloroso, mas os médicos desenvolvedores garantem que a pessoa perde de 12 – 15 kg a cada 30 dias.  O tratamento custa em torno de US$ 2.000 (cerca de R$4mil reais) e precisa ser refeito após um mês.

Relacionados

Nova técnica para emagrecer: costurar uma tela de plástico na língua!
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!